Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como melhorar o atendimento do setor de serviços?

Como melhorar o atendimento do setor de serviços?

Lidar com o cliente é tarefa de todas as empresas, desde um escritório de contabilidade a um fábrica de lacre de segurança, por exemplo. Porém, são as organizações de serviços que acabam tendo mais contato direto com o consumidor, em razão da própria característica do negócio.

Por esse contato mais frequente, muitas das empresas prestadoras de serviços enfrentam reclamações, que servem de alerta de que o atendimento ao cliente não vai bem, sendo, portanto, algo que precisa ser melhorado.

Se é do segmento de serviços, prossiga a leitura e veja dicas para elevar a qualidade do seu atendimento ao consumidor.

Por que mais do que nunca é preciso investir no atendimento ao cliente?

Com a transformação digital, o consumidor está mais informado. Isso significa que ele está mais exigente, usando a internet para pesquisar antes de escolher a empresa que fará o conserto da sua porta de aço, por exemplo.

Além disso, há outros aspectos que mudaram o seu comportamento de compra. Atualmente, ele avalia pontos como: histórico da empresa, valores, compromisso com a sustentabilidade, entre outros.

Outra razão é que a boa experiência do cliente, fator que cada vez mais é exigido das empresas, está intrinsecamente relacionado à qualidade do atendimento. Quando o consumidor não é atendido como espera, migram para a concorrência com muita mais rapidez.

Diante desse novo padrão de comportamento do consumidor, sejam empresas de serviços ou especializadas em produtos específicos, como bomba centrífuga, por exemplo, tem como missão aprimorar continuamente o seu atendimento, pois correm o risco de perder mercado facilmente para os concorrentes.

8 maneiras eficientes para melhorar o atendimento ao consumidor

  1. Ouça o que o cliente diz: um dos principais aspectos que resultam em um bom atendimento, é compreender as necessidades do cliente. Para isso, é fundamental estar disposto a ouvir o que ele tem a dizer sobre a empresa e seus serviços.
  2. Realizar treinamentos com a equipe: capacitar os times de atendimento é outra questão essencial para oferecer um atendimento de alta qualidade. Quanto mais frequentes, mais eficientes serão os profissionais e a consequência, menos reclamações.
  3. Amplie os canais de atendimento: uma das exigências dos consumidores é a rapidez no atendimento, o que requer expandir os meios de contato, especialmente os digitais, como e-mail, WhatsApp, redes sociais, entre outros.
  4. Crie vantagens para clientes fiéis: todo o consumidor gosta de obter benefícios. Por isso, nada melhor valorizar a sua preferência do que proporcionar vantagens, como descontos, brindes especiais, entre outros.
  5.  Estude com profundidade o consumidor: conhecer de fato as dores e desejos do público-alvo é premissa para ter um atendimento personalizado, fator que gera interesse.
  6. Resolva problemas com agilidade: o que mais deixa o cliente insatisfeito é não ter uma situação resolvida. Por essa razão, é imprescindível resolver os problemas de maneira veloz.
  7. Peça feedbacks: uma excelente forma de identificar falhas e pontos positivos no atendimento, é solicitar ao cliente feedbacks, que nada mais é que a sua opinião acerca do serviço prestado.
  8. Desenvolva empatia: empatia é se posicionar no lugar do outro. Com isso, fica mais simples entender o que de fato está gerando insatisfação.

Esperamos que este artigo possa contribuir com a melhora do atendimento da sua empresa. Se gostou, compartilhe.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados