CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como melhorar a gestão organizacional do seu negócio?

Como melhorar a gestão organizacional do seu negócio?

Ser gestor de uma empresa ou até mesmo criar um empreendimento do zero não é fácil, o mundo está em constante modificação e quem não acompanha essas mudanças cada vez mais rápidas pode ficar para trás. 

A gestão organizacional é um fator determinante para o sucesso da empresa. Muitas vezes os empresários se ocupam demais com rotinas e reuniões que acabam se esquecendo de estruturar e planejar uma gestão eficiente.

Todo empreendimento necessita de um modelo de gestão organizacional específico para continuar no mercado. 

Da mesma maneira que cada pessoa têm suas próprias características e desempenhos diferenciados, as empresas também passam por esse processo.

Dessa maneira é possível entender o conceito de gestão organizacional como a junção de ações que contribuem para o bom funcionamento da empresa e para alcançar os objetivos da companhia.

Seja ela uma grande empresa de serviços em estação de tratamento de água ou uma loja de roupas segmentadas, a gestão organizacional pode atribuir benefícios. 

Pensando nisso resolvemos criar alguns passos para você melhorar a gestão organizacional do seu empreendimento. Vamos lá?

Planejamento e avaliação

Como citado anteriormente o modelo de gestão pode variar de empresa para empresa, por esse motivo é de suma importância que esse seja o primeiro passo para a implementação e melhoria gestacional. 

Cada empresa possui seu próprio fluxo organizacional, desse modo, uma boa gestão deve se atentar para esse fato e estudar esses processos. 

Para então,  analisar de forma direta se os resultados são mesmo alcançáveis e as medidas a serem tomadas para que as metas sejam alcançadas de forma mais eficiente.

Suponha-se que sua empresa venda box blindex para banheiro e que haja uma queda inesperada nas vendas, a gestão organizacional vai atuar de forma a descobrir qual o motivo dessa queda e a melhor saída para sanar esse acontecimento. 

Essa saída poderá ser mensurada baseando-se na avaliação e planejamento efetuado previamente, por esse motivo esse passo é tão importante. 

Treinamento necessário

Cada empresa trabalha de uma forma, por esse motivo, mesmo que os funcionários possuam experiência prévia nos cargos assumidos é necessário que este, receba o devido treinamento para atuar na sua empresa.

Uma boa gestão organizacional presa por seus talentos internos. Por isso, é tão importante manter um quadro de funcionários treinados e motivados.

É extremamente antiético colocar seus funcionários em um ambiente em que é cobrado por algo que ele não foi treinado e instruído para fazer.

Inove sempre

O mundo vive em constante mudança, por isso é necessário estar sempre em busca de novos recursos para não ficar para trás. 

Muitas vezes a inovação é sinônimo para o crescimento da empresa. Até porque, inovar significa fazer diferente, ser criativo e propor novas formas de abordar antigos problemas ou se precaver de futuros empecilhos. 

Não tem limites quando o assunto é inovar você pode inovar em produtos, em processos e até no modelo de negócio, digamos que você trabalhe com a venda em loja física de produtos abrasivos como disco de desbaste.

Uma grande inovação para vender esse produto seria divulgá-lo em plataformas digitais e até mesmo oferecer uma espécie de delivery que ainda é pouco utilizado nesse meio. 

Quem fica parado no tempo não se destaca no mercado, e precisa conviver eternamente com os mesmos erros e vê seu faturamento se estabilizar em uma zona de conforto, mas pouco lucro

Já conhecia esses pontos de melhoria para implementar a gestão do seu negócio? Conta pra gente.

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga

Deixe um comentário