Nos dias de hoje o uso do marketing digital se tornou obrigatório em qualquer empresa do mundo que deseja ter sucesso dentro do seu mercado, essa é a principal ferramenta de divulgação e promoção de produtos, serviços e da própria marca, mas acredite, não basta apenas implementar esse conceito e esperar sentado pelos resultados.
Para que o marketing digital traga resultados, é preciso saber mensurar suas campanhas e compreendê-las de maneira otimizada, assim como na compra de um cabo solar é preciso saber o tamanho necessário, sua medição e onde ele será instalado, no marketing digital é preciso não só criar uma campanha mas também saber analisá-la.
Compreender se você está no caminho certo é crucial para fazer alterações assertivas e entender melhor quais ações devem ser tomadas, mas acredite, saber medir e analisar as campanhas é um dos grandes desafios para os profissionais de marketing.
Então para te auxiliar nessa jornada, no texto de hoje nós iremos mostrar como é possível medir e analisar o sucesso das campanhas de marketing digital, abaixo, separamos as principais métricas que podem te ajudar durante a sua jornada, bora conferir? Então vamos lá!
Mensuração de resultados: é realmente tão importante no marketing digital?
Mensurar resultados e analisar sua campanha é muito mais importante do que você pode imaginar, é justamente através disso que você consegue entender como está indo o seu desempenho e saber se sua campanha precisa de algumas mudanças, se tudo está saindo conforme o planejado ou quais ações devem ser feitas.
De acordo com estudos, 70% das empresas que realizam campanhas dentro das redes sociais mensuram seus resultados com frequência, sendo que 75% fazem uma análise precisa de todas as informações coletadas, considerando essa uma ação essencial dentro de toda a jornada do marketing digital.
Isso porque, como citamos acima, é justamente através da mensuração que é possível compreender se você está ou não seguindo no caminho certo, quais os resultados esperados, e até mesmo, fazer mudanças assertivas durante a campanha visando é claro, o melhor para o seu negócio.
O mercado atual não tem espaço para achismos ou suposições, é preciso saber o que está sendo feito e qual caminho deve ser guiado dentro da sua campanha de marketing digital, sendo assim, ao mensurar resultados é possível compreender através de dados concretos, o que está ou não dando certo, onde você deve colocar atenção e qual caminho deve ser seguido para melhorar o resultado do seu produto desde uma roupa até um carrinho plataforma.
Abaixo, separamos os passos que devem ser dados para conseguir fazer essa medição e análise do sucesso das suas campanhas de marketing digital com precisão, confira!
Conhecer melhor as principais métricas
O primeiro passo é justamente conhecer melhor as métricas do marketing digital, também conhecido como KPIs, elas são representadas por indicadores que ajudam a guiar um profissional para entender melhor o desempenho de uma campanha de forma específica ou mais generalizada.
Cada métrica possui sua especificação e ajuda a mensurar uma parte dentro de uma campanha de marketing digital, então para de fato conseguir analisar os resultados, é essencial conhecê-las melhor, entre as principais, podemos destacar algumas como:
ROI, ou Retorno Sobre Investimento, ela ajuda a mostrar a eficiência financeira presente em uma campanha de marketing, CAC, Custo de Aquisição do Cliente, auxilia o entendimento sobre o quanto custou para adquirir um consumidor, CPL, Custo Por Lead, valor gasto em cada lead, CPC, Custo Por Clique, valor gasto em cada clique dado pelo usuário.
Taxa de cliques, que são o número de cliques nos links disponíveis, Ticket médio, valor gasto em média pelos clientes, LTV, valor gasto pelo usuário ao longo de um determinado período, Tempo gasto no site, Taxa de conversão, que é a média de conversões para o número de usuários e visitas no site, vale destacar que essas são só algumas, e que existem diversas outras métricas que podem ser avaliadas.
Definir sua campanha, objetivo e quais dados serão analisados
Com o conhecimento sobre todas as métricas, é o momento de começar a definir a sua campanha e principalmente qual será o seu objetivo principal, talvez você queira ampliar a venda da sua resistência cartucho, ou seu foco seja justamente em divulgar melhor a sua marca, talvez gerar mais leads, enfim, independente de qual for o seu objetivo, ele deve ser definido com antecedência.
Procure deixar bem claro, a meta da sua campanha, tanto o objetivo principal quanto os números que deseja alcançar juntamente com seu orçamento, talvez queira gerar 100 leads, com um investimento de 200 reais, deixe isso especificado, e trace todos os seus desejos de forma prévia.
Seja realista, pés no chão e coloque um valor acessível, objetivos plausíveis e que estejam dentro da sua realidade, sem exageros, com isso definido, comece a separar quais serão os dados analisados.
Conhecendo melhor os KPIs é fácil de determinar quais métricas irão te ajudar na sua campanha, então separe as principais de acordo com as suas necessidades e coloque a mão na massa, tendo a definição completa do seu objetivo, das métricas utilizadas, e das metas estipuladas.
Coletar informações com regularidade e usar apps que auxiliem sua jornada
Com a parte teórica já engatilhada e a sua campanha funcionando a todo vapor, é o momento de coletar informações com uma certa regularidade, procurando manter sua coleta de dados de forma frequente e estipular um período para que sua campanha funcione e que as informações sejam absorvidas.
Recomendamos o uso de softwares e apps que te ajudem nessa jornada de coleta, como o Google Analytics, Facebook e Instagram Insights, Social Ads, Google Adwords e o Moz. todas essas ferramentas podem ser bem úteis durante a sua jornada.
Mantenha sempre essa coleta constante e faça a revisão diária dos dados, verifique novas alterações e fique de olho em cada informação nova presente dentro da sua campanha, o acompanhamento pode ser trabalhoso mas é crucial para um bom desempenho.
Comparar os números e estudar os resultados finais
Por fim, com os dados obtidos, é o momento de fazer o comparativo e começar a analisar os resultados finais, neste ponto, você deve criar uma planilha ou montar uma estrutura capaz de comparar os números iniciais que você tinha como objetivo com seus resultados finais e como sua campanha foi finalizada.
Procure fazer essa comparação de maneira diária ou em um período curto da sua campanha, quanto mais análises você fizer, mais é possível compreender potenciais mudanças e onde é preciso modificar para que sua campanha de fato dê certo.
Seja meticuloso na sua análise, faça quase que uma análise detalhada em uma cabine primária, recheada de fios e compreenda o panorama atual com uma enorme precisão, busque entender o que precisa ser feito, o que está dando certo ou errado, e faça alterações de forma coesa e precisa.
Quanto mais assertiva for a sua análise e mais conseguir entender o caminho correto, mais é possível ter resultados satisfatórios dentro da sua campanha de marketing digital.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.