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Como localizar e negociar com novos fornecedores

Como localizar e negociar com novos fornecedores

 

Montar e manter uma boa rede de fornecedores e distribuidores é essencial para o sucesso de um negócio, principalmente no setor de alimentos. Encontrar profissionais que ofereçam qualidade, preço, logística e formato de entrega adequados exige do empresário muita atenção. Portanto, este Relatório de Inteligência irá auxiliar o pequeno negócio a decidir qual o melhor fornecedor para atender às suas necessidades.

 

 

As necessidades do negócio variam conforme diversas características, tais como: formato, público-alvo, perfil do empresário, segmento, tipo de alimento etc. Portanto, não é possível apenas contratar fornecedores, sem avaliar quais são os requisitos específicos que cada empresa demanda. Muitos empresários acabam contratando fornecedores similares de parceiros, amigos ou concorrentes, colocando em risco qualquer individualidade que seu negócio possa ter.

 

Identificando necessidades

Para facilitar o processo de identificação de necessidades, o empresário do setor de alimentos precisa refletir sobre algumas questões:

 

1- Em qual horário os alimentos precisam ser entregues?

2- Qual a quantidade necessária? Diária, semanal, mensal?

3- Quantos clientes são atendidos por dia?

4- Quais produtos são mais demandados?

Analisar o histórico de vendas é essencial para obter respostas e ter insights sobre as necessidades do negócio.

 

Fatores de análise no momento da escolha

O fornecedor deve ser encarado como um parceiro do negócio porque interfere diretamente nos resultados da empresa. Porém, não é saudável para o empresário criar dependência de um único fornecedor. É importante contar com uma lista de fornecedores cadastrados como aptos a atender o empreendimento. Esse tipo de cadastro evita que o empresário corra o risco de sofrer com a falta do produto.

 

Critérios que devem ser observados em um fornecedor antes da contratação:

1- Licença de funcionamento junto à prefeitura e alvará sanitário;

2- Atendimento às normas de higiene e sanitárias;

3- Transporte adequado, de forma que as características do alimento transportado sejam mantidas;

4- Localização geográfica;

5- Custo do frete;

6- Prazo de entrega;

7- Qualidade do produto;

8- Preço praticado;

9- Formas e prazo de pagamento;

10- Capacidade de fornecimento;

11- Canais de comunicação com o cliente;

12- Rastreabilidade do alimento;

13- Temperatura do alimento.

 

Dicas

Além dos fatores mencionados, algumas dicas são valiosas para determinar se você deve fechar o negócio com um fornecedor ou não:

 

1- Converse com outros clientes desse fornecedor

Utilize a rede de contatos que você possui no setor e verifique se outros empresários já foram atendidos por esse fornecedor. Converse e busque identificar se existiram problemas ou dificuldades no fornecimento e qual foi o posicionamento para a resolução dos mesmos.

 

2- Negocie

Utilize seu poder de barganha para negociar com o fornecedor. Por exemplo: caso você possua um espaço de armazenamento maior, pode tentar negociar o preço por quantidade comprada.

 

3- Acesse o site de feiras

O empresário tem consciência de que a participação em feiras é importante para conhecer novas parcerias, clientes e fornecedores. Nem sempre é possível participar de todos os eventos de forma presencial, mas é possível conferir no site quais foram os expositores e verificar se existem possíveis fornecedores para entrar em contato.

 

4- Reclame aqui

O site Reclame Aqui aponta a reputação das empresas no mercado porque permite que pessoas realizem reclamações dos serviços e produtos prestados. Alguns fornecedores não possuem uma representatividade alta para aparecer no site, mas é interessante realizar a conferência.

 

5- Visita técnica

Realize visite técnica ao fornecedor, avaliando as condições estruturais, documentais e produtivas.

 

6- Centrais de Abastecimento

Muitos empreendedores, quando iniciam o negócio não precisam de uma grande quantidade de produtos, o que pode tornar oneroso o processo de negociar com distribuidores, que exigirão um mínimo de compra. Nesses casos, compensa ao empresário ir no Ceasa (Central de Abastecimento), Cadeg e Saara.

Saiba mais sobre como localizar e negociar com novos fornecedores aqui.

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Sobre Thamiris Da Silva AlvesTop

Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.

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