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Como lidar com os desafios do empreendedorismo?

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de milhares de brasileiros, e acredite, mesmo vivendo em períodos difíceis com uma crise econômica onde muitas pessoas sobrevivem reciclando caixa de papelão, abrir um empreendimento está em alta no território nacional. 

Em 2020, por exemplo, foram abertas 3,359 milhões de novas empresas e houve um fechamento de apenas 1,044 milhões, gerando um saldo positivo. Mas calma, nem tudo são flores, mesmo que o cenário possa parecer favorável, é preciso ter cuidado redobrado antes de abrir seu próprio negócio. 

Os primeiros anos são cruciais, cerca de 60% das empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos, além disso, o despreparo financeiro, a alta concorrência, o encontro do público-alvo certo, a burocracia, os altos impostos, todos esses são desafios comuns para quem quer empreender no Brasil. 

Mas no texto de hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar a saber como lidar com os principais desafios do empreendedorismo, quer saber como? Continue lendo e não perca nenhum detalhe, boa leitura!

Defina um bom planejamento para o seu negócio

Ter um bom planejamento é sinônimo de que você sabe o que está fazendo, todo empreendimento precisa começar de algum ponto, e traçar suas metas, objetivos e sua missão é o passo inicial para você saber exatamente qual caminho traçar. 

Mesmo que alguns imprevistos surjam no meio do caminho, ter um plano para a sua empresa significa ter um norte, então busque trazer metas realistas de curto, médio e longo prazo, procure por sonhos que seja alcançáveis e trace um plano básico mas funcional para a sua empresa de automação residencial

Conheça o mercado que está inserido e o seu público-alvo

Muitas empresas acabam falindo por conta de não conhecerem o suficiente sobre o mercado que estão inseridas e seu público-alvo de maneira geral, busque conhecer a fundo, quais são as tendências do mercado, produtos, serviços, concorrência, melhores localizações geográficas, fornecedores, burocracias, taxas, e por aí vai. 

Junte esse conhecimento mercadológico com o seu público-alvo, saiba exatamente quem são seus clientes, quais são as pessoas que compram ou podem comprar seus produtos, quem tem interesse no seu negócio, etc. Conhecendo esses dois pontos, é muito mais fácil saber como atuar e para quem atuar. 

Esteja preparado para pequenos e grandes imprevistos

O mundo dos negócios carrega consigo uma série de imprevistos, que variam desde uma pequena manutenção de elevadores no seu prédio até mesmo a demissão de vários funcionários ou o fiasco no lançamento de um novo produto. 

É preciso estar preparado para pequenos ou grandes imprevistos, tenha uma reserva e uma garantia financeira para que você consiga gerir melhor o seu negócio e encarar de frente, qualquer adversidade que vier. 

Tenha uma ótima gestão financeira

Cuidar das finanças é a chave para qualquer negócio, por mais que essa possa não ser exatamente a tarefa de um empreendedor, todo dono de um negócio precisa conhecer ao menos um pouco sobre o mercado financeiro que está inserido. 

Saiba como gerenciar o fluxo de caixa, tenha um contador competente, entenda o quanto você pode gastar, tenha limites, trabalhe em cima dos seus lucros, não mistura finanças pessoais e profissionais, o lado financeiro é crucial se você quiser ser um bom empreendedor. 

Esteja aberto a novos aprendizados e saiba mudar de rota se precisar

Ninguém sabe tudo, a vida é um constante aprendizado e isso se encaixa também no mundo do empreendedorismo, esteja aberto a oportunidades e aprendizados que aparecem na sua frente, saiba escutar e aderir a outras opiniões além da sua. 

Também é crucial reconhecer seus erros e saber mudar de rota caso necessário, procure sempre o melhor para a sua empresa, e mesmo que seu achismo diga o contrário, procure por soluções e caminhos que te levem ao sucesso. 

O que achou do texto de hoje? Acredita que agora conseguirá superar alguns dos desafios do empreendedorismo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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