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Como licenciar produtos com a marca da Copa 2014?

Como licenciar produtos com a marca da Copa 2014?

A Coca-Cola é parceira da Fifa e pode utilizar a marca da Copa 2014 em seus produtos; pequenos negócios também podem ter produtos com a logomarca, se for licenciado

As possibilidades de fazer negócios começam a se intensificar com a entrada em campo do Programa de Licenciamento da Copa do Mundo da Fifa 2014. A iniciativa será conduzida pela Globo Marcas, proprietária dos direitos exclusivos de licenciamento de produtos para todo território brasileiro até o final de 2014. Para a Fifa, “a nomeação da Globo Marcas como agente de licenciamento está em consonância com a sua aspiração de gerar benefícios econômicos para o país-sede.”

O programa de licenciamento compreende a concessão de produção e venda de produtos oficiais para a Copa das Confederações da Fifa 2013 e Copa do Mundo da Fifa 2014, em diversos canais, como lojas oficiais e quiosques, sempre posicionados em locais com grande fluxo e concentração de público (shoppings centers, aeroportos, estádios, corredores comerciais já tradicionais nas cidades-sede e também em pontos com características para garantir bons negócios).

Produtos como bolas, acessórios de vestuário, brinquedos, material escolar, souvenirs, entre outros, proporcionarão aos visitantes brasileiros e estrangeiros eternizar e registrar na memória o País e o evento. Sendo uma empresa brasileira, a Globo Marcas permitirá, como admite a administração da Fifa, um “sabor” brasileiro nos produtos e serviços que serão desenvolvidos. Portanto, cria ambiente favorável para participação de empresas brasileiras e é uma excelente forma de gerar empregos e negócios para produtores e varejistas.

O que e como licenciar produtos

Não há limite de empresas para obter o licenciamento, mas será levado em consideração planos de negócios adequados ao programa de merchandising da organizadora do evento. Segundo a organização do evento, um dos focos principais será o licenciamento de empresas nas principais categorias de produtos e o estabelecimento de parcerias com varejistas selecionados para a distribuição de produtos licenciados oficiais, a administração de lojas oficiais dos eventos e as operações de comércio eletrônico. Iniciar a disponibilização de produtos antes das duas Copas cria condições de fortalecer a comercialização e assim viabilizar o processo de licenciamento.

Além dos resultados comerciais (aqueles relacionados à melhoria competitiva), o licenciamento fará com que as empresas dediquem-se a atender requisitos em elevado nível de exigência e aderir ao código de conduta da Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos e à Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, comprometendo-se com a regra que proíbe o uso de trabalho infantil.

Outro ponto de destaque, os organizadores do evento promoverão campanhas de conscientização sobre os aspectos negativos da comercialização de mercadorias falsificadas. As campanhas explicarão que apenas a aquisição de produtos licenciados oficiais vem com a garantia de fabricação de acordo com padrões éticos, de segurança e de qualidade, o que conribuirá para garantir bons negócios para as empresas licenciadas.

As empresas que perceberem no licenciamento oportunidades de negócios e de crescimento competitvo, até para incursões futuras de internacionalização, devem ficar atentas e acompanhar os principais agentes de promoção e orientação de negócios, para conhecer os detalhes de como realizar os contatos, os procedimentos de solicitação e as condições técnicas, econômicas e financeiras.

As pequenas empresas, a maioria entre os produtores dos itens que serão demandados, poderão buscar o licenciamento e também participar como fornecedoras de produtos e/ou suas partes para grandes empresas licenciadas.

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