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Como gerir sua empresa à distância

Como gerir sua empresa à distância

Cuidar da administração de uma empresa a distância já é uma realidade muito presente no mundo corporativo. E um dos grandes influenciadores nesta gestão é o trabalho remoto, ou home office, que vem ganhando cada vez mais espaço. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da Census Bureau, esse modelo de trabalho cresceu 80% entre 2005 a 2012. A mesma pesquisa apresentou que 13,4 milhões de trabalhadores desempenham suas funções  pelo menos um dia das suas casas. 

Esse crescimento constante fez com que surgisse uma nova categoria de gestores: os executivos anônimos, ou seja, profissionais que conseguem administrar uma empresa a distância. 

Além disso, um levantamento realizado pela Deloitte, revelou que 72% dos profissionais acreditam que esse modelo de trabalho crescerá nos próximos anos. Dado que apresenta a importância da seguinte questão: como fazer uma boa gestão a distância? 

Não se preocupe. Essa dúvida é muito comum para quem vive esse modelo de trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para potencializar a gestão da sua empresa no conforto da sua casa. Boa leitura!

Como administrar uma empresa de casa?

É difícil pensar em organizar algo a distância e fazer com que tudo ocorra bem, não é mesmo? Com isso, preparamos este post justamente para quem precisa garantir uma gestão remota eficaz. Vamos lá?!

1. Tenha uma equipe confiável

É fundamental entender que uma gestão remota, ou a distância, só terá bons resultados se a equipe for confiável. Ou seja, cada colaborador deve saber exatamente a sua função, as atividades que devem ser executadas durante o dia e cumprir a sua parte para que tudo ocorra normalmente. 

Por exemplo: o colaborador da equipe de produção deve saber que precisa entregar a manutenção do ventilador umidificador industrial até o final do expediente. Assim como o líder dessa área precisa entregar um relatório completo das atividades diárias. 

Atrasos, desentendimentos e ruídos na comunicação são bem comuns nesse modelo de trabalho, uma vez que o gestor não se faz presente na empresa. Portanto, é preciso pensar em formas de evitá-los e contornar as situações que podem prejudicar o dia a dia. 

Nesse sentido, o treinamento e a capacitação da equipe são primordiais. Para ter uma boa liderança a distância, proporcione um treinamento duradouro aos seus colaboradores. Essa ação deve ser aplicada no âmbito operacional e de gestão, para que todos falem a mesma língua. 

2. Delegue tarefas

Outro ponto fundamental para ter sucesso ao liderar uma empresa a distância é a delegação de tarefas. Nesse sentido, o gestor, ou dono do negócio, não deve ficar sobrecarregado com tarefas operacionais para conseguir êxito na administração da marca. 

Ao invés de se preocupar em cuidar dos aspectos da gestão, o profissional estará resolvendo problemas de produção. Um erro que vai interferir diretamente no sucesso do negócio. 

Por isso, aprenda a delegar tarefas para os colaboradores. Determinada área pode trabalhar com espuma laminada, a outra com as estratégias de marketing e assim por diante. 

Nesse sentido, escolha líderes para cada atividade ou projeto da corporação. Dessa forma, os demais membros da equipe vão recorrer a essas pessoas para buscar todo o apoio que precisam. 

3. Adote a tecnologia 

Pensar em administrar uma empresa a distância sem usar a tecnologia é quase uma missão impossível. Os dispositivos tecnológicos são fundamentais para compartilhar informações, proporcionar mais segurança nos dados, facilitar a comunicação e controlar o desempenho da equipe.  

As ferramentas de comunicação e produção devem fazer parte do dia a dia da equipe. Afinal, elas que vão proporcionar mobilidade a empresa e vão facilitar os processos do negócio. 

Os dispositivos de compartilhamento online também são ótimos aliados para uma gestão qualificada. Isso acontece pois todos teriam acesso a relatórios, informações e dados de forma virtual e de qualquer lugar do mundo. 

Imagine poder contar com um relatório complexo do estoque de uma fita de led, por exemplo? Nesse sentido, um sistema de logística coloca o gestor a par de tudo que vem acontecendo dentro do negócio. 

4. Faça reuniões constantes

Como mencionamos anteriormente, algumas ferramentas de comunicação podem ser ótimas aliadas para centralizar a equipe. 

Entretanto, o contato olho a olho ainda deve ser mantido. Por isso, é importante que o gestor adote reuniões periodicamente. 

Nesse sentido, uma reunião pode ajudar a solucionar todos os problemas e manter a equipe engajada novamente. Isso serve para reforçar o espírito e companheirismo entre todos os envolvidos. 

Pronto para liderar a sua empresa a distância?

Podemos notar que todas essas funções trazem mais facilidade e comodidade ao seu negócio, já que facilitam a comunicação e a integração dos sistemas virtualmente. 

Dessa forma, administrar uma empresa a distância não é uma tarefa tão complexa, não é mesmo? Por isso, adote as nossas dicas para manter uma boa gestão na sua organização e fazer com que sua posição tenha êxito! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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