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Como gerenciar equipes em restaurante: entenda o que realmente funciona

Como gerenciar equipes em restaurante: entenda o que realmente funciona

Saber como gerenciar equipes em restaurante pode ser a chave para o sucesso em um empreendimento. Entenda o que realmente funciona para o setor!

Trabalhar no setor de alimentação, por si só, já é algo desafiador. Para quem precisa gerenciar equipes em restaurante, o desafio é ainda maior!

Se esse for o seu caso, saiba que existem algumas orientações que você pode seguir para gerenciar equipes em restaurante.

A seguir, descubra e entenda o que realmente funciona ao gerenciar equipes em restaurante!

Reveja todas as etapas de um pedido

Quando um cliente faz um pedido, vários profissionais estão envolvidos: o atendente que anota o prato, o cozinheiro que prepara o alimento, o garçom que leva até a mesa, o caixa que fecha a conta, e por aí vai.

Mas será que todos esses integrantes que compõem equipes em restaurante estão cumprindo seus papéis da forma correta?

Para gerenciar equipes em restaurante, reserve um tempo para rever todas as etapas de um pedido, para identificar onde o processo pode melhorar e oferecer treinamento.

Se você faz parte dos restaurantes com delivery, que utilizam aplicativos no atendimento, lembre-se de considerar também essa fonte de atendimento.

Afinal, os brasileiros estão cada vez mais adeptos do consumo via app, e um bom atendimento nesta ferramenta também faz a diferença.

Escolha com cuidado sua equipe

Gerenciar equipes em restaurante é também fazer escolhas certeiras de profissionais. Por isso, na hora de fazer o recrutamento, tome decisões estratégicas para o negócio.

Além de conferir as qualificações profissionais, que são muito importantes, aprenda a avaliar se o candidato possui espírito de trabalho em equipe.

Isso porque, esse conceito é um dos mais importantes em equipes em restaurante. Um profissional que não sabe trabalhar como um tipo consegue derrubar até mesmo uma boa liderança.

Ofereça treinamento de qualidade

Muitas vezes, um profissional com baixo treinamento é colocado em uma função e não consegue atingir as expectativas. Como consequência, o restaurante perde em produtividade.

Porém, essa situação pode ser facilmente resolvida se você oferecer treinamento de qualidade aos profissionais.

Você pode fazer uma observação atenta de quais são as falhas mais frequentes da equipe. Se o atendimento não estiver adequado, por exemplo, você poderá fornecer um curso nesse sentido.

É sempre importante oferecer preparação para as pessoas. Além de ser benéfico para o negócio, ajuda a construir a autoestima dos profissionais.

Esteja presente

Um dos erros mais comuns de quem busca saber como gerenciar equipes em restaurante é querer que algo seja feito, mas não estar presente para orientar.

Do ponto de vista dos profissionais, um gerente que nunca está presente é como uma figura distante, que só “merece” consideração quando aparece esporadicamente no restaurante.

Ainda que você tenha outras funções, é importante estar presente onde o seu time está. Você precisa reservar um tempo no salão, outro momento para a cozinha, e assim por diante.

Essa presença permite ver de perto como os profissionais atuam, além de entender quais são suas dores e dificuldades.

Valorize sua equipe

Boa parte das pessoas trabalham pelo dinheiro, que é o que paga as contas. Porém, o trabalho pode ser muito mais agradável e produtivo quando uma pessoa se sente valorizada.

As equipes em restaurante também merecem reconhecimento! Afinal, são essas pessoas que fazem o negócio girar diariamente.

Assim, a dica de como gerenciar equipes em restaurante é trabalhar a valorização profissional. Isso pode acontecer com salários justos, benefícios extras, além de momentos de descontração e integração de todos.

Saiba que uma equipe que se sente valorizada tende a estar mais aberta para os pedidos da liderança.

Como você viu, com algumas dicas simples, é possível gerenciar equipes em restaurante com mais eficácia.

É um trabalho de bastidor, que impacta até a fase final do pedido, na satisfação do cliente e que vale a pena investir a sua atenção.

E assim, com uma equipe bem gerenciada, as chances de sucesso do negócio são ainda maiores.

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