O primeiro passo para quem sonha em criar um negócio de sucesso é ter aquela ideia de um milhão de dólares. Apesar de uma ideia não ser válida sem uma boa execução, é sempre um ótimo começo para quem quer empreender.
Muita gente pensa que existe uma fórmula mágica para criar tirar uma ideia do papel, mas, por mais que pareça óbvio, uma ótima maneira de desenvolver uma boa ideia é sonhar muito grande com ela.
Se você pretende inovar e pensar um pouco fora da sua zona de conforto, algumas técnicas podem te ajudar. Mas, se você for um empreendedor pouco criativo, não se preocupe! Podemos te ajudar a gerar ideias de novos negócios. Vamos lá?!
- Anote todas as suas ideias. Independente se estiver almoçando, indo dormir ou projetando o seu piso de concreto, não deixe a ideia escapar da mente;
- Discuta cada uma das duas ideias com seu grupo de amigos ou familiares. Isso vai te ajudar a identificar se a ideia será bem vista ou não;
- Não critique as suas ideias por mais malucas que sejam;
- Caso esteja com bloqueio criativo, se inspire em ideias já existentes;
- Tente pensar em problemas que você consegue resolver.
Sendo assim, resumimos algumas maneiras para te ajudar a gerar ideias de negócios promissores. Boa leitura!
6 formas para criar ideias de negócios
Tirar uma ideia do papel é a preocupação primária de quem sonha em empreender, não é mesmo? Sendo assim, separamos 6 maneiras para aprimorar o desenvolvimento das suas ideias. Acompanhe!
1. Não foque em ideias de negócios
De acordo com Paul Graham, cofundador de uma startup americana, as melhores ideias são aquelas conhecidas por orgânicas. Ou seja, situações naturais que geram experiências na vida das pessoas.
Sendo assim, a melhor forma é analisar e não pensar. Busque no seu ambiente de trabalho, nas suas experiências pessoais, quais problemas ainda não foram atendidos. Uma ótima maneira para fazer essa análise é se perguntar: Por que ninguém fez isso até hoje?
2. Solucione problemas, não crie eles
Pegue o seu bloquinho de anotação e escreva ‘’Eu odeio quando…’’ e anote tudo aquilo que te incomoda. Na maioria das vezes, esses problemas podem gerar ótimos produtos ou serviços, afinal, a sua decepção com as soluções fornecidas, pode ser a mesma de outras pessoas.
Caso você não consiga executar essa tarefa muito bem, analise os sites de reclamações, como o Reclame Aqui.
3. Pense o que falta para o futuro
Como será o mundo daqui 5 anos? Quais problemas serão criados? Pesquise as novidades da indústria, as inovações tecnológicas e as formas de fazer negócio. Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são só alguns exemplos de tendências que prometem revolucionar o ramo empresarial.
4. Encontre um mercado
Encontre um profissional do nicho de mercado que você tem interesse e pergunte: Qual a sua função? Quais são os desafios? Quem exerce tal atividade? Se você pudesse resolver qualquer problema, qual seria? Como resolveria?
Pode parecer que não, mas os resultados dessa conversa podem mudar muita coisa, pois, a maioria dos empreendedores contam as suas dificuldades e como foi tirar a ideia do papel.
5. Pergunte a você mesmo
Qual tipo de negócio eu gostaria de liderar se não tivesse nenhuma chance de não dar certo? O que nunca pensaram até hoje?
Abrir um novo empreendimento nem sempre é uma tarefa tão fácil, por isso, é preciso realmente amar o que faz e enxergar um sentido nisso. Uma empresa de placas de sinalização, por exemplo, queria democratizar a acessibilidade no trânsito e, agora, é uma das principais referências em diminuição de acidentes.
6. Fique atualizado na sua área de interesse
Ser um profissional atualizado é quase que uma obrigação no mundo corporativo. Os conceitos mudam com o tempo e novas tendências surgem a todo momento. Além disso, essas novidades podem ser as principais influências para criar uma vantagem competitiva.
Se inscreva em eventos de empreendedorismo, participe de palestras, acompanhe as inovações e as novas tecnologias. Não se limite a sua área, observe outras empresas, outros países ou até os diferenciais em fita de led no mercado.
Afinal, será que algo está bombando lá fora e você pode aproveitar para desenvolver no seu empreendimento?
Tire a ideia do papel!
Agora você já tem uma lista de razões para eliminar o seu bloqueio criativo. Lembre-se: uma boa ideia pode não ser uma oportunidade de negócio, por mais criativa e revolucionária que seja.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.