CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como ganhar dinheiro com reciclagem de papel?

Como ganhar dinheiro com reciclagem de papel?

Você sabia que ganhar dinheiro com reciclagem de papel é uma realidade possível e vantajosa?

Além de trabalhar contribuindo para um mundo mais sustentável esse também é um mercado rentável, já que as pessoas estão cada vez mais conscientes, e portanto, buscam por produtos que são mais favoráveis ao planeta, contribuindo para o crescimento do setor.

O uso dos recicláveis representou 45% da produção mundial de papel nos anos 2000. Uma prova deste crescimento é que, no Brasil, 37% do papel produzido vai para a reciclagem. 

Mesmo assim, ainda é um desafio investir no mercado de reciclagem no Brasil, já que é uma área pouco valorizada economicamente e há pouca qualificação dos profissionais envolvidos no processo. 

Esse é um dos motivos pelos quais é possível perceber uma oportunidade de ganhar dinheiro com reciclagem de papel oferecendo um serviço de qualidade em toda a cadeia produtiva da reciclagem e se destacando por isso.

Como reciclar papel?

Para ganhar dinheiro com reciclagem de papel é preciso se engajar no processo que envolve catadores, cooperativas e fábricas de reciclagem, para assim, vender o papel já reciclado para as empresas que o utilizam como matéria-prima.

Como é o processo de reciclagem?

O processo de reciclagem se inicia com os catadores de papel que trabalham para as cooperativas. Essas por sua vez, se responsabilizam em identificar qualidade do produto coletado. 

Uma vez reciclado, o papel é misturado com água, passa por um liquidificador e vira “celulose”. Depois esse material é peneirado, passa por um processo para retirar a cor que possui e depois em outro processo para ficar branco.

Identifique em qual parte do processo você pretende estar para ganhar dinheiro com reciclagem de papel. Se entre os catadores, na cooperativa ou na fábrica que recicla o papel. 

Caso escolha uma cooperativa é importante investir no espaço, como terreno e em equipamentos como balança, carrinhos, transporte a até caminhão. Já no caso de ser uma fábrica de reciclagem de papel, equipamentos de trituração de papel, prensas e caminhões também devem fazer parte do investimento.

O que o papel reciclado pode se tornar?

Depois de passar por todo esse processo de reciclagem o papel reciclado pode se tornar em diversos outros produtos, como sacolas para lojas, jornal, revista e canudinho. O papel reciclado pode até se tornar um produto sanitário como papel higiênico e papel toalha. 

Para ganhar dinheiro com reciclagem de papel procure por empresas que fazem esses produtos e ofereça a opção de produtos feitos com papel reciclado. Além de contribuir com um mundo melhor, as empresas que optam por utilizar produtos reciclados ganham vantagens tributárias, reduzindo assim seus impostos.
Gostou deste artigo sobre como ganhar dinheiro com reciclagem de papel? Então confira mais conteúdos sobre reciclagem!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre ReactSebrae