Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

COMO GANHAR DINHEIRO COM PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA JUDAICA

COMO GANHAR DINHEIRO COM PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA JUDAICA

Empreendedora que criou aplicativo divertido abre o apetite de quem aposta que receitas ancestrais podem modernizar um negócio atual

Lycia Kattan é uma mãe de 5 filhos que não gosta de cozinhar. Porém, além de ter que alimentar a família, ela via as receitas dos seus antepassados judeus orientais se perdendo no tempo. Decidiu, então, visitar as cozinhas da família: mãe, sogra e outras pessoas da geração mais velha, e descobrir o modo de fazer daqueles pratos típicos. 

A primeira dificuldade foi medir os ingredientes. As mulheres da família faziam as receitas “no olho”, explicando que era um punhado daquilo, umas pitadas daquilo, um tanto daquele outro. Então ela tomou para si a tarefa de anotar equivalências e traduzir em xícaras, copos, colheres etc.

Registrar a tradição oral logo se converteu em uma alternativa bem mais ambiciosa do que a original, que era um simples livro de receitas. O LyciaCookbook é um aplicativo incrível, com fotos e vídeos, além de informações super úteis para cozinheiras domésticas e, porque não, empreendedoras antenadas.

Assista ao vídeo com a entrevista de Lycia Kattan clicando aqui: https://t.me/sebraevarejodealimentos/146

Se preferir, pode ouvir a entrevista como podcas:

As centenas de receitas, hoje, abrangem pratos comuns que todo mundo gosta, mas não deixa de fora nenhum dos alimentos rituais que os judeus sefaraditas, como se chamam os que vieram do Líbano, entre outros países, servem nas mais diferentes ocasiões.

A responsabilidade de não deixar as receitas se perderem ao longo do tempo acabou se tornando um aplicativo prático e útil, com mais de mais de 700 receitas e informações essenciais. Contempla desde pratos preparados há quase 7 milênios quase da mesma forma até receitas veganas, “raw” (cruas) e outras modernidades.

Como destaca Lycia, “é muito mais do que uma receita. Entre tantos exemplos, posso citar o molho de tamarindo, que é feito uma vez por ano, e serve de base para diversos pratos típicos dos meus antepassados. No app tem informações como onde comprar, qual a melhor época, é um livro vivo no sentido de que, se mudar o fornecedor, vai ter indicado quem é o novo”. 

Lycia assumiu como missão receitizar os pratos antigos, levar praticidade para todo mundo e também divulgar os pratos judaicos tradicionais, para que não se percam no tempo. “Quero muito levar essa cultura para o resto do mundo, eu acho que existe uma grande curiosidade em torno de uma cultura que é milenar. 

“Sinto que existe um grande público não judeu interessando em conhecer, em consumir esses produtos de uma cultura que faz parte do mundo, é uma tradição que está aí há milênios, como tantas outras”, ressalta Lycia.

E tem mais: o aplicativo gerou um divertidíssimo perfil no Instagram, onde Lycia faz as mais diversas gracinhas a respeito da obrigação de cozinhar e se apresenta como uma dona de casa original e atrapalhada. Coisas que, evidentemente, ela está longe de ser. Profissional competente, empreendedora antenada, ela dá uma lição de senso de humor frente às obrigações que tantas mulheres enfrentam todos os dias no momento de decidir o que vão servir para a família.

O público fiel, que segue as receitas explicadas de forma extremamente bem humorada, se diverte com as brincadeiras da Lycia no Instagram e compartilha o imenso conteúdo que ela posta nesse canal. Vale a pena visitar, mesmo que não pretenda colocar a mão na massa (vai que, né?), pois é altamente inspiracional no sentido de criar um negócio muito sério sem deixar de brincar e curtir.

Quem quiser seguir o caminho vitorioso da dona de casa, empreendedora, cozinheira-que-odeia-cozinhar e mãe que ama alimentar a família, pode seguir os passos dela: “acho que existe um público gigante interessado em pratos deliciosos e tradicionais, étnicos, como os que estão no app. Penso que é uma ideia de negócios diferenciada e vendedora”, diz Lycia.

Leias mais

65 Ideias de Negócios nas áreas de Alimentos e Bebidas

10 Dicas de sucesso para o varejo de alimentos e bebidas

Telegram


Parar ver mais dicas e novidades participe da NOVA COMUNIDADE
SEBRAE IDEAS DE NEGÓCIO, no Telegram.

Acesse e conheça todas as comunidades,
uma delas fala sobre o seu negócio!

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados