CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como funciona o empreendedorismo digital

Como funciona o empreendedorismo digital

Abrir o próprio negócio de tornou o objetivo de vida de muita gente. Afinal, quem não quer buscar por novas oportunidades de trabalho, liberdade e flexibilidade na execução das atividades diárias?

Por isso, o empreendedorismo digital vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas que buscam melhora na qualidade de vida. 

Além disso, negócios baseados na internet apresentam um crescimento mais rápido, permitem alcançar um maior número de pessoas e demandam um investimento mais baixo. 

O empreendedorismo digital, além de flexibilizar a jornada de trabalho, também permite que o empreendedor trabalhe de qualquer lugar, já que basta apenas a conexão com a internet para executar as suas atividades. 

Entretanto, essa tarefa envolve muitos desafios. Afinal, é preciso estudar o mercado de atuação, desenvolver estratégias para a atração de clientes e oferecer soluções inovadoras, sempre seguindo as tendências de consumo. 

Antes de mais nada, é fundamental compreender o real significado do empreendedorismo digital. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital se caracteriza pela criação de negócios na internet, oferecendo produtos e soluções online. 

Em outras palavras, nada mais é que utilizar o meio digital (internet) e criar um negócio para reter lucro. Podemos citar os e-commerces e blogs como os principais provedores do empreendedorismo digital atualmente. 

Além disso, essa tendência prioriza a tecnologia e a inovação, de modo a oferecer soluções para os consumidores de forma criativa, prática e rápida, utilizando os canais digitais para estabelecer uma ponte de contato com o cliente. 

Por exemplo: imagine que a sua organização trabalhe com célula de carga. Com certeza, é um produto complexo que exige maior administração na parte de vendas, não é mesmo? 

Com o empreendedorismo digital, você intensifica o seus canais de venda, fazendo com que o cliente desenvolva um relacionamento duradouro com a marca em questão. 

O empreendedorismo é uma das profissões mais visadas pela população, agora imagina alinhada à tecnologia e as inovações? Claro, com a facilidade de comunicação e interação entre as pessoas, esse conceito vem se tornando cada vez mais eficiente e almejado pelas pessoas. 

Por que ser um empreendedor digital?

Certamente você ainda tem algumas dúvidas sobre se tornar um empreendedor digital, certo? Afinal, um mercado nunca explorado, pode causar receio e questionamentos. Porém, é imprescindível avaliar outras variáveis inseridas nesse contexto. 

Uma delas é o crescimento do ambiente virtual e a facilidade de acesso a internet. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da TIC Domicílios, 126,9 milhões de brasileiros utilizam a internet. 

Ou seja, a tendência é que o ambiente virtual cresce cada vez mais, permitindo que os negócios alcancem números cada vez maiores. 

Além disso, como a empresa tem sua atividade elaborada na internet, as negociações e transações também acontecem digitalmente. Dessa forma, as reuniões podem ser feitas por plataformas online. 

Pensando nos clientes, elimina-se os custos com vendedores e dos encontros presenciais, uma vez que a internet proporciona inúmeras canais para estabelecer esse contato. 

Outro ponto importante é que no empreendedorismo digital não existem barreiras geográficas. Com a internet, você pode direcionar as suas ações ao público-alvo, possibilitando uma interação maior com a marca. 

Além do mais, é possível que o consumidor adquira o seu produto de qualquer lugar do mundo, apenas com um único clique.

No caso do marketing e da publicidade, as campanhas de tornam muito mais efetivas, já que são direcionadas ao público que quer atingir. 

A questão do investimento inicial e os custos atribuídos ao processo são outras questões que envolvem o empreendedorismo digital. Afinal, o investimento necessário para abrir um negócio no ambiente virtual é significativamente reduzido. 

Isso porque o orçamento está baseado apenas nos gastos que incluem internet, circuito impresso e computador, e não no aluguel de um espaço físico ou no desenvolvimento de uma equipe. 

Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

Podemos mencionar inúmeras vantagens que o empreendedorismo digital proporciona. Porém, listamos as 6 principais. Veja:

1. Menor custo de investimento 

Como mencionamos anteriormente, este é uma dos grandes benefícios do empreendedorismo digital. O investimento inicial pode variar de mil a dez mil reais – afinal, você utiliza o espaço da sua casa. 

Em contrapartida, para abrir uma empresa física, seria preciso investir, pelo menos, R$ 50 mil reais. Ou seja, se caso o negócio não alcance o sucesso esperado, a perda do investimento é quase zero. 

2. Flexibilidade de horário 

Ao criar um negócio digital, o empreendedor que define o seu próprio período de trabalho, sem a necessidade de cumprir jornadas já estabelecidas, o que acaba influenciando na qualidade de vida. 

Por funcionar como um modelo home office, é possível fazer o seu próprio horário de priorizar outras atividades do dia. 

3. O consumidor chega até você

Com as transformações digitais, o consumidor acaba procurando informações, produtos e serviços nos mecanismos de busca. 

Dessa forma, é ele que estabelece uma ponte de contato até a organização, seja realizando uma análise ou conectando seus perfis com a marca nas redes sociais. 

Nesse sentido, você pode tornar os visitantes em leads e, depois, ampliar a sua rede de clientes. 

4. Você vende em qualquer lugar

Como mencionamos anteriormente, a internet não se limita as barreiras geográficas. Nesse sentido, você deixa de vender apenas para o seu bairro ou cidade e passa a alcançar pessoas de todas as partes do mundo. 

5. Atuação livre

Uma das principais reclamações das pessoas quanto ao ambiente de trabalho é que elas não podem tomar decisões sem o consentimento do chefe, o que faz com que ideias boas sejam deixadas de lado. 

Ao investir no empreendedorismo digital, se torna possível comandar no próprio negócio e tomar as suas próprias decisões. Com isso, não é necessário a autorização de um superior para investir em instalação câmera de segurança, por exemplo.

Apostar em novas ideias e notar que elas darão certo pode ser libertador. Entretanto, é imprescindível que se tenha disciplina e cuidado para não transformar o sonho em um verdadeiro pesadelo. 

6. Alta lucratividade

Com custos baixos e produtos personalizados, é possível reter uma alta lucratividade com o empreendedorismo digital. Independente do tipo de negócio, porte ou franquia, as organizações online atingem um nível imensurável de sucesso. 

Afinal, o universo virtual é uma verdadeira vitrine aberta e que tem um alcance enorme nas plataformas digitais, uma vez que as redes sociais proporcionam a interação entre consumidor e empresa. 

Aposte no digital!

Agora você já compreendeu as vantagens do empreendedorismo digital, certo? Sendo assim, com base nas dicas acima, adote os hábitos e as estratégias para desenvolver um empreendimento de sucesso. 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 4 )

  1. Ola Sebrae, VENDA QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO NA INTERNET PARA QUALQUER PESSOA, SEJA A ENTREGA ON-LINE OU OFF-LINE
    Vire uma máquina de vendas AUTOMÁTICAS e fature muito mais.
    O resultado é GARANTIDO!
    Acesse esse link e aproveite: bit.ly/VENDAQUALQUERPRODUTOouSERVIÇOnaINTERNET

  2. Este comentário é editado.

    OLÁ SEBRAE, Vire uma máquina de vendas AUTOMÁTICAS e fature muito mais.
    O resultado é GARANTIDO!
    venda e fature muito mais
    Você terá 7 dias para experimentar o curso gratuitamente!
    acesse esse link e aproveite: bit.ly/máquinadevendasAUTOMÁTICAS

  3. Sebrae VENDA QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO NA INTERNET PARA QUALQUER PESSOA, SEJA A ENTREGA ON-LINE OU OFF-LINE
    Vire uma máquina de vendas AUTOMÁTICAS e fature muito mais.
    O resultado é GARANTIDO!

    Acesse esse link e aproveite: bit.ly/máquinadevendasAUTOMÁTICASfaturemuitomais

  4. VENDA QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO NA INTERNET PARA QUALQUER PESSOA, SEJA A ENTREGA ON-LINE OU OFF-LINE
    Acesse o link é aproveite: https://bit.ly/empreendedordigital

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaBoas respostas


Me siga