Empresa aberta, negócio constituído, registrado e fluindo, como saber se já posso me arriscar no mundo das compras governamentais? Para obter essa resposta é necessário fazer uma AVALIAÇÃO DE RISCO e verificar se sua empresa realmente está preparada para cumprir as exigências dos processos de licitação. Leia também: O que preciso saber sobre Licitação?
Para começar cabe uma análise sobre qual é a melhor forma de começar; quando é o momento de começar; quais são os riscos; como vencer as Licitações e como evitar prejuízos na gestão do contrato. Para isso é importante conhecer a fundo o edital da licitação que pretende participar. Alguns pontos importantes são: a data; a modalidade; descrição do objeto da licitação (bens, serviços, obras); o critério de julgamento da proposta (tipo de Licitação); a obrigação do pagamento e forma de recebimento; a documentação de habilitação indispensável à modalidade de licitação e especificar a documentação de habilitação quando se tratar de MPE.
COMO DECIDIR PARTICIPAR?
Após analisar cautelosamente o EDITAL ou INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO, pois, ao decidir participar, significa que a MPE concorda com todo o rito previamente estabelecido, faça uma reflexão sobre os seguintes pontos:
- Conseguiremos fornecer o Material/Serviço no Prazo?
- Ao analisarmos as variáveis que não depende de nós, como, sazonalidade, safra, disponibilidade de matéria prima, etc. Perguntamos: teremos condições de suprir essas restrições com o nosso próprio recurso para atendermos ao pedido, caso sejamos declarados vencedores?
- Os custos de transporte, mão de obra, impostos, embalagem e outros indiretos de qualquer natureza estão inclusos no preço que se pretende praticar?
- Será que ficou claro, exatamente o que teremos de entregar, e em que prazo, em qual local, nível de qualidade. Teremos condições de substituir algum produto, ou todos, se eles não forem aceitos pelo comprador?
- Qual o nosso preço mínimo para a oferta?
- O preço mínimo cobre todos os custos? (Nunca reduza o valor da oferta abaixo do preço mínimo decidido na analise de custo).
- Conseguiremos sobreviver se ocorrer atraso no pagamento? E se este atraso for maior do que seis meses?
- Conseguiremos nos comprometer com essa entrega sem prejudicar o dia a dia da organização/empresa/produção?
- Podemos fazer a entrega sem comprometer a matéria prima dos outros pedidos?
- Conhecemos claramente quais são os passos para receber o dinheiro? (O órgão para o qual pretendemos fornecer está pagando em dia? Se não está, atrasa quanto tempo?
- Conseguiremos tocar o nosso dia a dia e manter todos os impostos pagos (em dia) durante todo o contrato? (Sabendo que isso é condição para receber os pagamentos dos compradores públicos?).
Após a análise de risco e tomada a decisão de se tornar um fornecedor do governo, busque informações sobre como viabilizar sua participação nas licitações, acessando: Primeiros passos para se tornar um fornecedor do governo e Comprasnet, o portal de compras do governo (clique sobre os nomes).
Veja mais informações na apresentação: “Como Fornecer para a Administração – Fomenta 2013” na página do Fomenta, evento que divulga oportunidades em compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads.
Leia mais sobre compras institucionais, acessando: http://sebraemercados.com.br/?author=25.