Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como fornecer merenda escolar para seu município ou estado?

Como fornecer merenda escolar para seu município ou estado?

ID 3 merenda escolar

A Lei Complementar 123/2006 foi um marco importante para os pequenos negócios, inclusive no tratamento favorecido e diferenciado nas compras públicas. Muitos avanços tem acontecido em prol do aumento das Micro e Pequenas Empresas (MPE) nas compras governamentais, como a Lei 13.706/2011 que prevê, entre outras medidas, a exclusividade para MPE nas contratações no valor até R$ 80 mil.

Essa medida contribui para que as prefeituras e governo de estado aumentem suas compras das pequenas empresas e produtores da região. O fornecimento de merenda escolar é uma grande oportunidade para os produtores locais que podem ser beneficiados pela legislação e tornar-se um fornecedor do governo.

É mais um caminho para ampliar seu leque de clientes, passando a vender para a prefeitura ou mesmo governo de seu estado. Vale lembrar que ambos compram em quantidade significativa e com regularidade, fatores importantes para seu negócio.

Cabe destaque para o artigo 14 da Lei 11.947/09 que prevê: “Do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais, indígenas e comunidades quilombolas”. A figura abaixo apresenta de forma resumida os participantes do processo de aquisição (clique na figura):

Participantes do Processo de Aquisição:

Merenda escola esquema

Fonte: FNDE

Um exemplo interessante é a cidade de Pesqueira no sertão de Pernambuco. A prefeitura optou por enriquecer a merenda escolar com alimentos fornecidos por produtores locais. Foi fechada uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB que passou a comprar os alimentos excedentes. A venda direta aumentou o faturamento dos agricultores. Essa iniciativa trouxe resultado positivo para todos os envolvidos, pois houve melhora na qualidade da merenda escolar (as crianças passaram a alimentar melhor), os produtores lucram mais e o munícipio está crescendo e desenvolvendo.

A aquisição é realizada por Chamada Pública, que consiste no procedimento administrativo voltado a seleção de proposta específica para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar e/ou Empreendedores Familiares Rurais ou suas organizações.

Saiba mais sobre alimentação escolar acessando: http://www.mda.gov.br/alimentacaoescolar .

Conheça outros aspectos ligadas às compras públicas no link: http://sebraemercados.com.br/?author=25.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados