CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como financiar uma franquia

Como financiar uma franquia

Se o empresário não tem todo o capital para investir no negócio, alguns bancos oferecem linhas especiais para redes de franquias
Foto: Getty Images
Como financiar uma franquia?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias
 

Como o crescimento do sistema de franquias
é bastante expressivo no Brasil, com taxas bem maiores que o
crescimento do próprio PIB nacional, cada vez mais pessoas têm procurado
nas franquias uma alternativa de investimento de negócios. Mas nem
sempre o capital integral para investimento está acessível a todo mundo e
surgem as oportunidades de financiamento.

Avaliar criteriosamente essas opções tem sido mandatório para o sucesso
nessa fase. O primeiro passo nesse caso é consultar, sempre, a
franqueadora para saber se ela aceita o financiamento pelo franqueado e
se sim, se há alguma opção interna.

No mercado, a opção mais comum está disponível nos bancos de varejo,
como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica
Federal, HSBC e Itaú, entre outros, com programas destinados ao sistema
de franquias. Destaque aos recursos vindos do PROGER, programa do
governo federal, que oferece taxas mais acessíveis.

Nesses casos, a franqueadora já costuma ter programas com esses bancos,
o que facilita e agiliza bastante o processo e permite que o candidato
tenha mais foco na implantação da franquia e não somente na parte
financeira e documental.

Em qualquer situação, o candidato a franqueado deverá realizar diversas
pesquisas e contas, entender o modelo financeiro, as taxas de retorno
de investimento e prazos, bem como o ponto de equilíbrio do negócio e
sua sustentação nesse período.

* Adir Ribeiro é especialista em franquias, varejo e educação corporativa e fundador da Praxis Education
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae