Para obter boas vendas, é preciso que sua empresa crie boas estratégias e coloque-as em prática. Sabemos que a comunicação é fundamental para que isso aconteça de uma forma que traga bons resultados para o seu negócio.
Existem diversas formas e técnicas disponíveis para que as marcas se comuniquem com seus clientes, esta é uma ferramenta usada para realizar o marketing e melhorar a interação entre pessoas e empresas. Todo empreendimento, independentemente de seu segmento, sendo destinado a itens para manutenção predial e outras diversidades, precisa possuir uma comunicação assertiva.
O que é uma comunicação assíncrona em vendas?
Quando falamos em comunicação assíncrona, estamos nos referindo a uma transmissão de informações que não utiliza de um tempo para acontecer. Ou seja, na prática, suas respostas não são imediatas e podem demorar para obterem a devolução de seus questionamentos.
O método de conversa via e-mail é um exemplo claro disso. Você já precisou entrar em contato com algum prestador ou fornecedor que realizou um serviço ou vendeu equipamentos de combate a incêndio para sua empresa e você por algum motivo, precisou entrar em contato com eles para tratar sobre alguma reclamação ou retirada de dúvidas via e-mail?
A comunicação assíncrona é isso, você envia uma mensagem, mas não sabe necessariamente quanto tempo ela demora para ser respondida. Para pessoas ansiosas isso é um problema, não é mesmo? E falar com alguém por cartas, então, nem se fala. Hoje em dia isso praticamente não acontece, mas antigamente era o meio de comunicação mais usado entre as pessoas.
Geralmente este tipo de comunicação assíncrona, é usada mais quando você não tem urgência para receber um retorno, ou precisa aguardar o tempo estipulado por um órgão ou uma empresa. É como aqueles casos em que precisamos fazer a troca de um produto e a empresa de quem comprou dá um prazo de 2 a 5 dias úteis para respondê-lo.
Como realizar uma comunicação assíncrona?
Quando usamos essa comunicação, é preciso ter em mente algumas técnicas que precisam ser usadas, já que ela não acontece de forma instantânea e imediata. Quando for dar essa opção de interação com seus clientes, seja para resolução de um problema ou troca de um produto, seja direto e tenha as palavras-chaves e assertivas para compreender suas necessidades.
Por exemplo, se uma empresa de materiais para construção, vendeu pela internet uma escova de nylon, a pessoa que comprou escolheu uma quantidade e precisa alterá-la após a compra ser feita, incluindo mais opções ao seu pedido, inserir um canal de comunicação via e-mail ou WhatsApp que forneça ao cliente opções de canais de atendimento que o direcionam para equipe correta que irá auxiliá-lo, pode evitar o desperdício de tempo.
Feito isso, após o tempo estipulado para retornar a pessoa que entrou em contato, coloque todos os questionamentos que você precisa de respostas para melhor auxiliá-lo, como o número de pedido da sua compra, qual a quantidade do produto que ele quer adicionar e a confirmação dos dados bancários, endereço de entrega e sua titularidade.
É importante que ao optar por uma comunicação assíncrona, sua empresa tenha a ciência de quais são as melhores formas de usá-la e quando deve optar por ela.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.