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Como fazer um bom inbound marketing?

Como fazer um bom inbound marketing?

 

Imagine que sua empresa colocou piso industrial na área de trabalho dos funcionários. Com essa atitude, deve ter atraído e mudado o jeito de trabalhar de seus colaboradores. Agora, como fazer para que seus clientes sintam o mesmo?

Neste texto, vamos aprender o que é Inbound Marketing e entender como usar.

O que é Inbound Marketing?

De uma forma ou outra, o marketing sempre se baseou em pequenas interrupções. A empresa tira a atenção do cliente durante alguns segundos ou minutos, para oferecer um purgador de vapor ou uma vestimenta, sempre oferecendo algo que possa ser útil para o público escolhido.

Em dias passados, nossos consumidores compravam baseado nesses anúncios mas, infelizmente, tinham suas expectativas jogadas no chão por receberem algo muito inferior ao que lhes era oferecido.

Isso causava uma degradação da imagem de diversas empresas, principalmente no campo do marketing digital.

Mas, os tempos mudaram e a qualidade no campo virtual, além das exigências dos consumidores. Diante desse fato, muitos se viram obrigados a manterem-se em metamorfose constante.

É nesse momento que nasce o Inbound Marketing, que é o conceito de criação e compartilhamento de conteúdo para o público alvo, para conquistar a permissão de se comunicar com seu cliente em potencial de forma direta, criando um relacionamento mais íntimo entre empresa e consumidor. Isso distancia a imagem de que a empresa é ríspida e gerida por alguém atrás de uma mesa rústica de madeira.

Esse conceito existe há décadas, mas foi em 1999 que Peter Drucker, conhecido como guru do Marketing, elaborou mais esse termo no livro Permission Marketing. 

Nesse livro fica mais claro que o cliente que o cliente na internet pode escolher tudo, canais que vai ver, conteúdo que vai consumir, produtos que vai adquirir, etc. Foi aí que Peter entendeu que quem gerar um conteúdo atrativo e se aproximar do cliente terá maior vantagem e oportunidade de venda.

Passos para realizar um bom Inbound Marketing 

Agora que entendemos o que é e quando surgiu, podemos começar a ver maneiras de aplicá-lo em sua empresa.

  • Definição de público alvo 

Já sabemos que com o Inbound vamos atrair e educar o público a consumir produtos de sua empresa.

Mas quem é seu público alvo? É importante que saiba responder essa pergunta para encontrar seu potencial cliente. Saiba qual o nicho que atua e procure quem consome produtos desse segmento.

Definindo isso vai poder falar a língua de seu cliente, entender exatamente o que ele procura e oferecer soluções para problemas pontuais.

Agora se optou por atender empresas (B2B) precisa entender qual setor da empresa pode se beneficiar de sua experiência.

  • Crie personas 

Diferente do público alvo, persona são personagens criados por sua empresa para encarar como se fossem clientes.

Tipos de pessoas que pode encontrar, quais suas objeções, como agem? São perguntas para serem feitas na hora de elaborar suas personas.

Para criar a persona ideal elabora uma análise de mercado e estude o público que interage com as empresas que atuam no mesmo nicho que você.

  • Aplique o funil de vendas

Siga o conceito de funil, atrair, converter, relacionar, vender. Seguindo essa fórmula, vai atrair seu público alvo, converter em persona, relacionar com seus problemas e finalmente vender.

O passo a passo é longo mas prazeroso e efetivo, nunca falha. Com essas técnicas de inbound com certeza irá atingir suas metas.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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