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Como fazer SEO para pequenas empresas?

Como fazer SEO para pequenas empresas?

Conheça as 7 principais estratégias!

Donos de negócios pequenos, que estão começando, podem achar difícil conquistar um espaço na internet em meio a tanta concorrência. Nesse sentido, saber como fazer SEO para pequenas empresas faz uma enorme diferença.

O SEO (Search Engine Optimization), se trata de estratégias que visam alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google. Com isso, você atrai um número cada vez maior de visitantes para o seu site e tem mais chances de vender.

Ser encontrado na internet é, certamente, um dos maiores objetivos de quem cria uma empresa hoje. Por isso, é importante dominar as estratégias que vão fazer com que o seu negócio alcance as primeiras posições no Google.

Quer saber como fazer SEO para pequenas empresas? Acompanhe as 7 principais estratégias que você precisa adotar!

1 – Construa um site bem estruturado

Sem dúvidas, se você busca resultados com o SEO é fundamental contar com um site bem estruturado, tanto nas questões técnicas quanto nas que se referem às informações.

Se tratando das questões técnicas, é importante que o seu site seja construído de forma a atender aos requisitos dos mecanismos de buscas que influenciam no ranqueamento, como o tempo de carregamento das páginas, por exemplo.

Já em relação às informações é preciso estruturar as páginas e conteúdos do seu site para que eles façam sentido para o usuário e facilitem a navegação.

Se você tem uma clínica de cirurgia plástica, por exemplo, ao criar um site é importante construir um menu no qual as categorias de cada tipo de cirurgia estejam bem definidas e sejam coerentes para que o usuário não fique perdido.

Vale lembrar que o foco do Google é oferecer ao usuário a melhor experiência. Então, ele vai favorecer os sites que apresentarem uma navegação fluida, simples e leve.

2 – Selecione palavras chave “de cauda longa” estratégicas

Quem busca saber como fazer SEO para pequenas empresas, precisa ter muita atenção ao definir as palavras chave. Isso porque elas são um dos elementos principais, que vão guiar todos os seus esforços, por isso, precisam ser escolhidas estrategicamente.

As palavras chave “de cauda longa” são aquelas mais específicas. Normalmente, elas apresentam um número de buscas mensais menor, se comparadas às palavras chaves mais gerais. Isso faz com que as grandes empresas não deem tanto foco a elas, diminuindo assim a dificuldade de alcançar as melhores posições.

Exemplo de palavras chave gerais:

Exemplo de palavras chave de cauda longa:

3 – Produza conteúdos de valor

Grande parte das vezes, as pessoas fazem pesquisas no Google com a intenção de tirar alguma dúvida ou saber mais sobre algum assunto. Por isso, vão se destacar mais os sites que oferecem conteúdos de valor, ou seja, conteúdos que explicam de maneira completa aquilo que os usuários precisam saber.

Uma vez que você mapeou as palavras chave estratégicas para o seu negócio, precisa investir na produção de conteúdos de qualidade. Ao fazer isso, você conquista posições melhores no Google e atrai mais visitantes para o seu site.

4 – Crie títulos atrativos

Como você já sabe, a competitividade na internet é alta. Então, você precisa encontrar formas de se destacar da concorrência. Principalmente nas buscas do Google, em que o usuário conta com uma lista de opções de resposta.

Para isso, é fundamental criar títulos chamativos, que despertem gatilhos mentais nas pessoas para que elas escolham clicar no seu site, ao invés da concorrência.

Algumas pessoas pensam que se trata apenas de criatividade, mas não, existem técnicas que despertam mais a atenção das pessoas. Acompanhe algumas dicas para criar títulos chamativos:

  • Use termos que agreguem valor ao conteúdo: “completo”, “fácil”, “essencial”;
  • Crie títulos em formatos explicativos: Como é feita a micropigmentação na sobrancelha?
  • Crie listas numéricas e inclua o número no título: 7 dicas de como fazer SEO para pequenas empresas;
  • Desperte o sentimento de urgência com termos, como: “última chance”

Por fim, não esqueça de sempre incluir a palavra chave em questão no seu título!

5 – Consiga links externos de grande relevância

Um dos pontos de grande relevância quando o assunto é SEO são os links externos. Eles se tratam de links que outros sites fazem apontando para o seu.

A partir disso, o Google entende que esses sites estão apontando o seu como referência e aumenta a sua autoridade no mecanismo de busca.

Vale lembrar que, para que os links externos tragam resultados positivos, é preciso que os sites que referenciam o seu tenham uma autoridade alta, de preferência, maior do que a sua.

Além disso, o nível de spam deles precisa ser o mais próximo de zero. Do contrário, pode acabar impactando negativamente nos seus resultados.

6 – Invista em estratégias de SEO Local

O SEO Local se trata de uma estratégia que visa otimizar páginas do seu site para alcançar melhores resultados em buscas locais. As buscas locais são aquelas que envolvem palavras-chave com termos que fazem referência à geolocalização, como:

Se o seu negócio atende a uma região específica, o que é muito comum em casos de empresas que prestam serviços, como a manutenção de nobreaks, por exemplo, o SEO Local fará com que você alcance o público mais adequado, que tem mais chances de se tornar seu cliente.

7 – Mensure os resultados em busca de oportunidades de melhoria

Por fim, todos que querem aprender como fazer SEO para pequenas empresas precisam ter em mente que é fundamental mensurar os resultados. Só assim você consegue identificar o que deu certo ou o que pode ser melhorado na sua estratégia.

Algumas ferramentas gratuitas que ajudam muito nisso são o Google Analytics e o Google Search Console. Por meio delas é possível acompanhar a quantidade de visitas que cada página do seu site teve, além das palavras-chave que estão trazendo mais tráfego, dentre muitas outras funcionalidades.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer SEO para pequenas empresas e pode começar a colocar em prática as estratégias que vão te ajudar a alcançar cada vez mais clientes.

É certo que grande parte delas podem ser feitas por você mesmo, mas é importante ter em mente que é preciso dar a devida atenção e que é necessário dedicar tempo para alcançar resultados.

Por isso, muitas empresas preferem pagar uma agência especializada em SEO ao invés de fazerem por conta própria. Assim, podem dedicar mais tempo ao próprio negócio e têm a chance de alcançar resultados em menos tempo, uma vez que o trabalho fica na mão de profissionais especialistas em SEO.

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