Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como Fazer Planejamento Financeiro Para Restaurante?

Como Fazer Planejamento Financeiro Para Restaurante?

O planejamento financeiro de seu restaurante é fundamental e indispensável para manter o equilíbrio e que o empreendimento consiga crescer.

Ele é o pilar de grande importância de seu negócio e quando não é levado a sério e ocorre muitos descuidos, pode te trazer prejuízos de pequeno e longo prazo, como levar até a falência.

E por mais que tenha tanta importância assim, muito empreendedores ainda pecam na hora de fazer o planejamento financeiro e encontram problemas sérios pelo caminho.

Não importa se o restaurante é de pequeno ou médio porte é preciso fazer planejamento para conseguir mantê-lo ativo.

Então, se está afim de deixar esse grande mito para trás e manter seu restaurante, independente de seu tamanho, ativo, continue lendo.

Quer direito ao assunto que interessa, selecione algum dos seguintes tópicos:

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro se refere ao controle de finanças, podendo ser o empresarial, pessoal e até familiar.

Ou seja, organizar as suas finanças, controlar gastos e computar os ganhos para conseguir ter total segurança em relação ao dinheiro.

E quando se trata de empresa significa rodas seu capital de forma inteligente e estratégica, para fazer controle das contas a pagar e receber e não ficar no vermelho.

Quando você tem seu controle financeiro em dia, consegue ter lucros dobrados, para planejar os momentos certos de adquirir novos equipamentos, fazer expansões, investimento e o que mais necessitar.

E por outro lado te ajuda a lidar com gestão de crises, instabilidades do negócio, sempre tendo reservas para emergências.

afinal, um empreendimento na área gastronômica sempre está sujeito a instabilidades e você precisa estar preparado para lidar com esses momentos.

Portanto, o planejamento financeiro é uma ferramenta que vai te ajudar a ter um conhecimento aprofundado de como está a situação financeira de seu negócio a cada dia, semana e mês. Evitando os prejuízos, desorganização e possibilitando o alcance dos objetivos que tem. Está em dúvida se consegue executar esse processo ou vai precisar de contador para seu restaurante.

E como fazer um planejamento financeiro eficaz no restaurante?

Da mesma forma que é de extrema importância fazer planejamento financeiro, na prática pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Ainda mais se não tiver as ferramentas corretas te auxiliando.

Essa tarefa exige que tenha comprometimento e precisão exata de dados, ou o resultado não será correto. Por isso tem de ter um relatório e cada detalhe da movimentação financeira que ocorre.

Mas não se assuste, a princípio, parece difícil, mas com a prática e organização e dados certos é super possível de realizar.

Portanto, segue algumas dicas para planejar as finanças de seu restaurante com eficiência total:

  • Jamais misture finanças pessoais com as finanças do restaurante;
  • Categorize todos seus gastos fixos e variáveis;
  • Controle bem suas movimentação ( contas a pagar, a receber, despesas e as sangrias);
  • Defina suas metas;
  • Tenha uma reserva financeira para emergências;
  • Se for de seu alcance, contrate um contador para auxiliá-lo.


Da mesma forma que é de extrema importância fazer planejamento financeiro, na prática pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Ainda mais se não tiver as ferramentas corretas te auxiliando.

Essa tarefa exige que tenha comprometimento e precisão exata de dados, ou o resultado não será correto. Por isso tem de ter um relatório e cada detalhe da movimentação financeira que ocorre.

Mas não se assuste, a princípio, parece difícil, mas com a prática e organização e dados certos é super possível de realizar.

Portanto, segue algumas dicas para planejar as finanças de seu restaurante com eficiência total:

Porém, temos de ressaltar que há formas bem mais fáceis e ágeis de fazer todo esse controle, poupando seu precioso tempo e livre de erros.

E neste caso é automatizando sua gestão financeira com o GrandChef. O sistema de gestão para restaurantes completo, que vai te livrar de processos manuais, te fazer dar adeus as planilhas extensas e demoradas de preencher, e realizar todos esses cálculos para você.

Basta inserir os dados, e assim a cada venda, recebimento e demais transações, tudo ficará armazenado ali, no sistema. Parece fácil né, e é. Siga a leitura e veja como esse controle automático vai revolucionar a sua gestão.

Cadastro de contas a pagar e despesas

Como é de se imaginar no GrandChef você consegue cadastrar todas as suas contas a pagar, sejam elas fixas ou não.

Por exemplo, seu aluguel, contas de luz, água, internet, compras com os fornecedores e todas mais.

E o grande diferencial é, que essas contas que são fixas, você pode criar repetições delas, ficando ali para pagar todos os meses sem ter de fazer novo cadastro.
mulher sentada com seu notebook criando seu planejamento financeiro
Além disso, conforme o andamento do mês pode ir cadastrando as despesas que surgirem e que precisará pagá-las. O ideal de jogá-las no sistema é para manter o controle e facilitar saber o que pagou e porque.

Com tudo castro será fácil acesso a essas informações no menu da tela, contas a pagar, mostrando que foi pago ou não.

Tendo todas as suas transações financeiras controladas de forma rigorosa não esquecendo de nada e com registro de tudo.

Movimentação do caixa

O controle de caixa deve ser uma operação diária, e alias uma das mais importante de realizar se faltas.

Afinal, ali a movimentações todos os dias, concentrando boa parte da rotatividade de dinheiro do restaurante.

Por isso, é preciso realizar um controle minucioso e rigoroso de tudo para não haver diferenças no caixa no final do expediente.

E agora é a hora da mudança, ao invés de utilizar aquele bom e velho caderninho de anotações que já está ultrapassado, faça uso do GrandChef para fazer o fechamento e conferência automático de caixa

É lá que vai registrar o histórico do caixa (movimentações), quais usuários estavam operando ele e até suas sangrias.

Assim, no momento em que fechar o caixa, o próprio GrandChef somará os valores e te resta apenas conferir se os valores informados estão correspondendo à realidade. Mais fácil e prático que isso impossível.

Relatórios de financeiro

Não tem como planejar seu financeiro sem os relatórios, os dados reais de seu negócio dispostos de forma organizada e de fácil acesso.

Separamos para você os relatórios gerenciais mais usados para melhorar a saúde financeiro do restaurante.

Primeiro, é o relatório de vendas que aponta de maneira rápida a tendência das suas vendas e seu crescimento.

Segundo, demonstra a representatividade do seu cardápio, o giro do seu estoque, além de apontar oportunidades no mercado, esse é o relatório de itens mais vendidos.

Em seguida, temos o ticket médio, trata-se do valor de venda média por cliente. Esse indicador é fundamental para mensurar o impacto das suas ações de marketing.

Finalizando, temos o Demonstração de Resultados no Exercício – DRE, que contém o movimento de receitas, despesas, lucros, impostos e prejuízos do seu restaurante.

Todos os relatórios citados podem apontar mudanças no cardápio, avaliar funcionários, diminuir custos e otimizar processos dentro do seu bar ou restaurante.

Por isso, o Sistema GrandChef dispõe de todos os seus relatórios de movimentação, inclusive até a DRE. Basta procurar por eles no menu, e logo achará para conferir e analisar tudo no momento que precisar.

Você consegue relatórios do período em que necessitar, sejam eles: diários, semanais, mensais ou anuais, tudo para obter o melhor resultado de desempenho.

Ali você consegue mensurar, seu faturamento, ticket médio, quantidade de clientes, produtos em baixa no estoque, o que tem mais saída e muito mais, experimente gratuitamente o GrandChef e digitalize sua gestão.

Procura mais dicas? Quer aprender como:

GrandChef

GrandChef

Especialista
Conteúdos relevantes e de importância, para donos de bares, restaurantes, e demais negócios no segmento gastronômico.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados