O planejamento financeiro de seu restaurante é fundamental e indispensável para manter o equilíbrio e que o empreendimento consiga crescer.
Ele é o pilar de grande importância de seu negócio e quando não é levado a sério e ocorre muitos descuidos, pode te trazer prejuízos de pequeno e longo prazo, como levar até a falência.
E por mais que tenha tanta importância assim, muito empreendedores ainda pecam na hora de fazer o planejamento financeiro e encontram problemas sérios pelo caminho.
Não importa se o restaurante é de pequeno ou médio porte é preciso fazer planejamento para conseguir mantê-lo ativo.
Então, se está afim de deixar esse grande mito para trás e manter seu restaurante, independente de seu tamanho, ativo, continue lendo.
Quer direito ao assunto que interessa, selecione algum dos seguintes tópicos:
- O que é planejamento financeiro?
- Como elaborar um planejamento financeiro?
- Como controlar as contas a pagar e despesas?
- Fluxo de caixa para restaurantes?
- Relatórios financeiros para restaurantes
O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro se refere ao controle de finanças, podendo ser o empresarial, pessoal e até familiar.
Ou seja, organizar as suas finanças, controlar gastos e computar os ganhos para conseguir ter total segurança em relação ao dinheiro.
E quando se trata de empresa significa rodas seu capital de forma inteligente e estratégica, para fazer controle das contas a pagar e receber e não ficar no vermelho.
Quando você tem seu controle financeiro em dia, consegue ter lucros dobrados, para planejar os momentos certos de adquirir novos equipamentos, fazer expansões, investimento e o que mais necessitar.
E por outro lado te ajuda a lidar com gestão de crises, instabilidades do negócio, sempre tendo reservas para emergências.
afinal, um empreendimento na área gastronômica sempre está sujeito a instabilidades e você precisa estar preparado para lidar com esses momentos.
Portanto, o planejamento financeiro é uma ferramenta que vai te ajudar a ter um conhecimento aprofundado de como está a situação financeira de seu negócio a cada dia, semana e mês. Evitando os prejuízos, desorganização e possibilitando o alcance dos objetivos que tem. Está em dúvida se consegue executar esse processo ou vai precisar de contador para seu restaurante.
E como fazer um planejamento financeiro eficaz no restaurante?
Da mesma forma que é de extrema importância fazer planejamento financeiro, na prática pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Ainda mais se não tiver as ferramentas corretas te auxiliando.
Essa tarefa exige que tenha comprometimento e precisão exata de dados, ou o resultado não será correto. Por isso tem de ter um relatório e cada detalhe da movimentação financeira que ocorre.
Mas não se assuste, a princípio, parece difícil, mas com a prática e organização e dados certos é super possível de realizar.
Portanto, segue algumas dicas para planejar as finanças de seu restaurante com eficiência total:
- Jamais misture finanças pessoais com as finanças do restaurante;
- Categorize todos seus gastos fixos e variáveis;
- Controle bem suas movimentação ( contas a pagar, a receber, despesas e as sangrias);
- Defina suas metas;
- Tenha uma reserva financeira para emergências;
- Se for de seu alcance, contrate um contador para auxiliá-lo.
Da mesma forma que é de extrema importância fazer planejamento financeiro, na prática pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Ainda mais se não tiver as ferramentas corretas te auxiliando.
Essa tarefa exige que tenha comprometimento e precisão exata de dados, ou o resultado não será correto. Por isso tem de ter um relatório e cada detalhe da movimentação financeira que ocorre.
Mas não se assuste, a princípio, parece difícil, mas com a prática e organização e dados certos é super possível de realizar.
Portanto, segue algumas dicas para planejar as finanças de seu restaurante com eficiência total:
Porém, temos de ressaltar que há formas bem mais fáceis e ágeis de fazer todo esse controle, poupando seu precioso tempo e livre de erros.
E neste caso é automatizando sua gestão financeira com o GrandChef. O sistema de gestão para restaurantes completo, que vai te livrar de processos manuais, te fazer dar adeus as planilhas extensas e demoradas de preencher, e realizar todos esses cálculos para você.
Basta inserir os dados, e assim a cada venda, recebimento e demais transações, tudo ficará armazenado ali, no sistema. Parece fácil né, e é. Siga a leitura e veja como esse controle automático vai revolucionar a sua gestão.
Cadastro de contas a pagar e despesas
Como é de se imaginar no GrandChef você consegue cadastrar todas as suas contas a pagar, sejam elas fixas ou não.
Por exemplo, seu aluguel, contas de luz, água, internet, compras com os fornecedores e todas mais.
E o grande diferencial é, que essas contas que são fixas, você pode criar repetições delas, ficando ali para pagar todos os meses sem ter de fazer novo cadastro.
Além disso, conforme o andamento do mês pode ir cadastrando as despesas que surgirem e que precisará pagá-las. O ideal de jogá-las no sistema é para manter o controle e facilitar saber o que pagou e porque.
Com tudo castro será fácil acesso a essas informações no menu da tela, contas a pagar, mostrando que foi pago ou não.
Tendo todas as suas transações financeiras controladas de forma rigorosa não esquecendo de nada e com registro de tudo.
Movimentação do caixa
O controle de caixa deve ser uma operação diária, e alias uma das mais importante de realizar se faltas.
Afinal, ali a movimentações todos os dias, concentrando boa parte da rotatividade de dinheiro do restaurante.
Por isso, é preciso realizar um controle minucioso e rigoroso de tudo para não haver diferenças no caixa no final do expediente.
E agora é a hora da mudança, ao invés de utilizar aquele bom e velho caderninho de anotações que já está ultrapassado, faça uso do GrandChef para fazer o fechamento e conferência automático de caixa
É lá que vai registrar o histórico do caixa (movimentações), quais usuários estavam operando ele e até suas sangrias.
Assim, no momento em que fechar o caixa, o próprio GrandChef somará os valores e te resta apenas conferir se os valores informados estão correspondendo à realidade. Mais fácil e prático que isso impossível.
Relatórios de financeiro
Não tem como planejar seu financeiro sem os relatórios, os dados reais de seu negócio dispostos de forma organizada e de fácil acesso.
Separamos para você os relatórios gerenciais mais usados para melhorar a saúde financeiro do restaurante.
Primeiro, é o relatório de vendas que aponta de maneira rápida a tendência das suas vendas e seu crescimento.
Segundo, demonstra a representatividade do seu cardápio, o giro do seu estoque, além de apontar oportunidades no mercado, esse é o relatório de itens mais vendidos.
Em seguida, temos o ticket médio, trata-se do valor de venda média por cliente. Esse indicador é fundamental para mensurar o impacto das suas ações de marketing.
Finalizando, temos o Demonstração de Resultados no Exercício – DRE, que contém o movimento de receitas, despesas, lucros, impostos e prejuízos do seu restaurante.
Todos os relatórios citados podem apontar mudanças no cardápio, avaliar funcionários, diminuir custos e otimizar processos dentro do seu bar ou restaurante.
Por isso, o Sistema GrandChef dispõe de todos os seus relatórios de movimentação, inclusive até a DRE. Basta procurar por eles no menu, e logo achará para conferir e analisar tudo no momento que precisar.
Você consegue relatórios do período em que necessitar, sejam eles: diários, semanais, mensais ou anuais, tudo para obter o melhor resultado de desempenho.
Ali você consegue mensurar, seu faturamento, ticket médio, quantidade de clientes, produtos em baixa no estoque, o que tem mais saída e muito mais, experimente gratuitamente o GrandChef e digitalize sua gestão.
Procura mais dicas? Quer aprender como: