Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como fazer o descarte de lixo eletrônico na sua empresa?

Como fazer o descarte de lixo eletrônico na sua empresa?

O descarte de lixo eletrônico precisa ser feito de maneira correta, pois seus elementos possuem toxinas que são nocivas ao meio ambiente, podendo contaminar o solo e demais estruturas ambientais.

Fazendo o descarte corretamente sua empresa tem uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Diminuição de lixo dentro da empresa;
  • Descarte de acordo com as normas ambientais;
  • Ação sustentável que serve de exemplo;
  • Evita multas de órgãos fiscalizadores.

Mas fazer os descartes de resíduos eletrônicos pode ser difícil, pois tem poucas informações na web sobre como fazê-lo.

Foi pensando em melhor informar os nossos leitores que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e saiba mais como fazer o descarte de elementos eletrônicos de forma correta e segura. 

Como fazer o descarte de lixo eletrônico

De acordo com uma pesquisa feita “Resíduos eletrônicos no Brasil” no ano de 2021 e publicado no Portal Olhar Digital, aponta que 87% da população brasileira guarda resíduos de lixo eletrônico sem utilidade dentro de casa.

Além disso, 33% dos entrevistados afirmaram que não tinham conhecimento de que os resíduos eletrônicos precisam ser dispensados de forma separada, para evitar danos à natureza.

Precisamos ressaltar que isso é uma responsabilidade de todos, no entanto, são as empresas e fabricantes que ficam sob supervisão do descarte correto de lixo eletrônico, exatamente pelo tamanho de sua produção. No entanto, os conselhos do qual vamos postar a seguir, servem para todos. 

Separe todo o resíduo eletrônico

Primeira coisa que o gestor de uma empresa precisa fazer é separar tudo que é resíduo eletrônico do que não é. 

Peças plásticas de computadores, por exemplo, são lixos convencionais, se for possível separá-las da parte eletrônica, facilitará muito a gestão do descarte.

A separação precisa ser focada em placa de circuito impresso, memória ram, celulares, baterias, pilhas, Hard disk, monitores, placa-mãe e similares. 

Verifique se há suporte do fabricante

Alguns fabricantes oferecem suporte para coleta de resíduos eletrônicos e isso pode ser um meio econômico para o fazer o descarte de forma correta.

Se você trabalha muito com determinado fabricante, tente entrar em contato e conversar sobre o problema e a necessidade de auxílio para descarte.

Vale ressaltar que alguns fabricantes, dependendo da sua finalidade social, têm a obrigação de cuidar de resíduos, mesmo que o produto final já tenha sido comercializado com terceiros.

Esse tipo de norma visa estabelecer um controle de produção e reprodução da matéria-prima, centralizando a responsabilidade para que seja produzido apenas o essencial e utilizando os recursos eletrônicos necessários para a produção.

Procure um posto de coleta

Em diversas cidades do país existem postos de coleta para descarte de resíduos eletrônicos. Basta a pessoa levar seus aparelhos e repassar.

Normalmente não é cobrado nenhuma taxa pelo serviço, sendo que este é administrado por órgãos do Estado, que fazem ação exatamente para proteger o ambiente social de lixos tóxicos. 

Contrate uma empresa especializada

Existem empresas especializadas que fazem a coleta de restos eletrônicos. Se sua empresa produz uma grande quantidade de misturadores industriais, por exemplo, não será possível levar até um posto de coleta.

Mas uma empresa prestadora de serviços vai até seu estabelecimento e pega todo o material que precisa ser descartado e o envia para um local adequado, de acordo com todas as normas ambientais.

Chega ao fim nosso artigo sobre o descarte de material eletrônico. Se gostou do tema, compartilhe. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados