Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como escolher os melhores fios e cabos elétricos

Como escolher os melhores fios e cabos elétricos

Quem está passando por processos de construção ou reforma, em muitos casos, fica responsável pela compra dos cabos e fios para a aplicação dos projetos de instalações elétricas.

Geralmente, os profissionais orientam os clientes quanto aos tipos necessários. Contudo, isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que há diversas modalidades, cores e tamanhos tanto de fios quanto de cabos de energia.

Para ajudá-lo a escolher os melhores materiais, preparamos este artigo com dicas práticas e simples. Venha conosco.

Importância da compra assertiva de fios e cabos

Por serem condutores de energia, os cabos e fios são materiais essenciais para o processo de instalações de energia elétrica, seja em pequenas residências ou grandes edificações, eles são sempre usados.

E quando se trata de instalações de energia, a atenção quanto à qualidade e tipo correto dos materiais é crucial para evitar riscos de incêndio, que colocam em risco a vida das pessoas e patrimônio.

Além disso, inserir fios e cabos inapropriados também geram outros problemas relevantes, como a queda sucessiva de energia e curto-circuitos , que podem comprometer a eficiência  e até mesmo levar à inutilização de equipamentos e peças, como, por exemplo, o painel elétrico industrial

Fios e cabos: conheça as principais modalidades

Para realizar uma compra assertiva, é fundamental conhecer os principais tipos de fios e cabos elétricos. Veja a seguir, quais são eles:

  • Cabo (flexível e rígido): elaborados em cobre, os cabos flexíveis e rígidos são os empregados em aplicações elétricas dos mais diversos tipos, desde de residências a plantas industriais. Esses cabos podem conter tamanhos e espessuras variados. Entre eles, a principal diferença é a maleabilidade do flexível que é superior a do rígido;
  • Cabos PP: os cabos PP são constituídos de fios de cobre em sua parte interna e na externa eles são revestidos por PVC, um tipo de material plástico. Essa modalidade é recomendada para processos mais simples, como a ligação de aparelhos domésticos;
  • Fio sólido: assim como os cabos rígidos e flexíveis, o fio sólido é feito de cobre. Esse tipo de fio é versátil, pode ser aplicado em instalações elétricas residenciais e também industriais menos exigentes.
  • Fios e cabos de alumínio: os fios e cabos de alumínio têm a capacidade de suportar altas temperaturas, por esta razão, é comum em instalações de alta tensão, sendo, portanto, mais frequente em linhas de transmissão, por exemplo.

3 dicas para escolher os melhores fios e cabos

  1.   Verifique se o material é certificado: fios e cabos de qualidade e confiáveis       possuem a certificação do INMETRO, portanto, ao comprar, veja se os     materiais contam com o selo.
  2. Fique atento às cores: os fios e cabos têm cores diferentes para facilitar a sua identificação e assim trazer mais segurança na instalação e manutenção.
  3. Opte por marcas reconhecidas: para ter mais segurança, escolha materiais de marcas de credibilidade no mercado, pois a compra por fios e cabos mais baratos pode sair caro.

Agora, não esqueça de sempre consultar o profissional na hora de realizar a compra, se for possível, peça para que ele fique responsável pela aquisição ou o acompanhe na compra. Assim, evita-se prejuízos financeiros e principalmente de segurança.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados