CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como entender a fatura do carto de crédito

Como entender a fatura do carto de crédito

Compras integrais e parcelas, taxas, câmbios e juros. Não há como entender a fatura do cartão de crédito se você não souber definir cada um desses elementos que a compõem.

Quando você compreende tudo o que faz parte do valor final que você paga, tende a usar o dinheiro de plástico com mais consciência e diminui os riscos de levar um susto na hora de quitar a conta.

Como entender a fatura do cartão de crédito

Se você não sabe com o que se comprometeu quando contratou o serviço, não terá como entender a fatura do cartão de crédito em sua totalidade.

A dica mais importante é que você leia o contrato com atenção. Conheça as taxas que foram definidas pelo documento, saiba quando e quanto elas poderão mudar e verifique se estão sendo cobradas da forma correta.

Outro fator importante para entender a fatura do cartão de crédito é compreender a fórmula que dita o cálculo do valor a ser pago mensalmente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a fórmula é simples: a conta de cada mês corresponde ao valor da fatura do mês anterior, menos o valor que você pagou por elas – que é zerado se a conta foi paga – somando-se as despesas da fatura atual.
Conhecer todos os números da fatura pode ajudar a entender a conta.

Juros e anuidade

Além disso, é preciso compreender os juros e saber quais são os seus limites. O Idec diz que as multas de mora não podem ultrapassar 2% do valor da fatura.

Essas multas são relacionadas ao atraso no pagamento da conta, portanto, é fundamental que você respeito as datas de vencimento se não quiser pagar por esse valor extra.

Para entender a fatura do cartão de crédito você também precisa saber sobre a anuidade que paga. Esse é um valor cobrado pelas administradoras financeiras pelo uso que você faz do seu cartão.

Algumas entidades costumam ausentar os clientes dessa despesa no primeiro ano de uso, mas isso não significa que ela não surgirá nas contas seguintes.

Por fim, controle a si mesmo. Para entender fatura do cartão de crédito você precisa compreender antes os seus gastos.

Anote cada despesa que você tiver e as condições em que pagou. Quando a conta chegar, verificação se as compras estão sendo cobradas da maneira correta. No fim das contas, é a melhor forma de acompanhar seus gastos.

Fonte: Meu Direito

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Neto OliveiraNovo na comunidade


Me siga