Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como encontrar nichos de mercado lucrativos

Como encontrar nichos de mercado lucrativos

BuscaEm artigo publicado no Portal Administradores, Marcelo Toledo dá algumas orientações e dicas para quem quer encontrar um nicho de mercado e se tornar um empreendedor inovador e de sucesso.

O especialista começa chamando a atenção para o conhecimento e a experiência do futuro empreendedor. “Certo, então você tem vontade de construir um empreendimento, tem recursos e meios para isso, mas ainda não sabe qual será a natureza do seu negócio. Um ótimo começo é refletir sobre sua própria vida, experiências e gostos pessoais, e transformar isso em um investimento que dê retorno”.

Para o  sucesso, no entanto, Toledo lembra que existem muitos outros fatores que irão interferir no resultado, “mas tendo foco em um nicho de mercado bem conhecido é um grande passo para o lucro”.

Outra dica é transformar o desejo das pessoas em um nicho de mercado. “O que as pessoas querem, do que elas precisam e o que mais interessa a elas hoje? Fazendo um apanhado geral, as três palavras-mágicas dos desejos das pessoas atualmente são: relacionamento, dinheiro e saúde. Ou seja, todos querem se relacionar, independente do método e da orientação, todos querem enriquecer e todos querem uma vida com mais qualidade, sem doenças e complicações – e todos estão dispostos a gastar tempo e dinheiro com isso. Então, vale a pena tentar esmiuçar essa tríade, que já tem exemplos de empreendimentos de sucesso, e tentar encontrar nela alguma lacuna ainda inexplorada e que atraia as pessoas, como, por exemplo, uma rede de relacionamento para divorciados ou um aplicativo para smartphones que ajude o usuário a controlar suas finanças e economizar dinheiro”.

O articulista também chama a atenção para os mecanismos de busca disponíveis nas internet, em especial o Google. “Tenha em mente que praticamente todas as pessoas que você conhece fazem buscas constantes no Google, essas buscas refletem suas necessidades e interesses”.

Ele lembra que um alto volume de buscas por determinada palavra-chave significa que muitas pessoas buscam por aquele termo, e esse índice, aliado ao CPC (custo por clique), pode dar uma boa indicação de quão atrativo é o nicho a ser explorado. “Contudo, cabe ao empreendedor interpretar os dados que a ferramenta oferece e avaliar a viabilidade de investimento”.

Cautela, contudo, é a palavra-chave na busca por um novo nicho de mercado. Toledo recomenda que o empreendedor pense grande, mas dê um passo de cada vez. “Ao invés de começar um e-commerce de sortimento exemplar, sugiro que inicie com um produto. Isso mesmo, um produto. Descubra qual é o best-seller deste segmento e crie uma landing page para vendê-lo. Quando sentir confiança de que o negócio é promissor, esse é o momento de começar a ampliar”.

Por fim, a dica final é: “caso não tenha dado sorte e mesmo após diversos testes as taxas de conversão não forem boas, agradeça por não ter investido tempo e dinheiro neste mercado. Parta para outra e tente novamente!”.

Marcelo Toledo é empreendedor, programador, colunista e escritor de um livro sobre startups. Atualmente é diretor de uma das maiores incubadoras de startups do mundo. Leia aqui a íntegra do artigo.

You must login to add a comment.

Posts relacionados