Em uma das profissões mais antigas do planeta – a carpintaria –, o avanço tecnológico é mensurado pelas novas ferramentas de trabalho, até mesmo com uma nova denominação profissional: o marceneiro.
Essa arte de transformar chapas de madeira em objetos para utilização no dia a dia ou como forma de expressão artística estimulou investimentos em espaços específicos e em ferramentas para a execução das tarefas, estimulando o empreendedorismo para a criação de marcenarias.
No atual cenário mundial onde o trabalho e outras atividades como o estudo, as atividades físicas, entre outras, são executados remotamente, se faz necessário adaptar novos espaços e mobiliários para o conforto e funcionalidade dos ambientes. Dessa forma, nota-se que o empreendedorismo nesse setor teve alta demanda e grandes investimentos.
Montar uma marcenaria requer mão de obra especializada, planejamento das atividades, capital de giro, local com espaço para o maquinário e para a matéria-prima e com acústica adequada, sempre respeitando as leis locais vigentes, além de contar com um suporte para o pequeno empreendedor, como o SEBRAE.
O sucesso de uma marcenaria está focado no atendimento e na satisfação de seu cliente. Para isso, um bom planejamento na execução de um projeto, somado à criatividade e paciência do profissional, além do manejo da madeira, é muito importante. Com o maquinário adequado, uma matéria-prima de qualidade e um profissional capacitado e comprometido, o resultado será um cliente satisfeito e, consequentemente, um aumento na produção.
Como o planejamento é a essência desse investimento, o capital de giro é muito importante, e o empreendedor pode contar com linhas de microcrédito de bancos públicos, com juros reduzidos, e até mesmo orientações para aplicação desses recursos em seu negócio.
O espaço físico sugerido para uma marcenaria é de 70 m² para a loja e de 300 m² para os equipamentos e o estoque, porém esse número pode variar, conforme o plano inicial do empreendedor.
Os equipamentos necessários na área de produção são serra fixa de mesa, serra portátil, serra tico-tico, lixadeira, desempenadeira, plaina, martelo, graminho, entre outros.
Para a área administrativa e de vendas, os itens são mesa, cadeiras, computador, telefone, impressora e calculadoras.
Outro ponto é a divulgação do serviço para a conquista de clientes, que pode ser feita de várias maneiras, com folders, flyers, cartazes, cartões de visita, anúncios em jornais, revistas e mídias sociais, etc.
Também é muito importante que o empreendedor invista na sua capacitação e da equipe. Atualize-se de acordo com as tendências do produto no mercado, assim como na matéria-prima, na criatividade e na preservação ambiental.