CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como elaborar uma pesquisa de mercado

Como elaborar uma pesquisa de mercado

Guia_Pesquisa_MercadoA realização de uma boa pesquisa de mercado é fundamental para qualquer empresa. Ela serve tanto para identificar novos produtos e serviços quanto para aprimorar os que já estão sendo comercializados. O que o meu consumidor deseja? Quais são as necessidades dele? Essas são algumas das perguntas que uma pesquisa de mercado bem realizada pode responder para o empreendedor atento às necessidades e demandas do seu público-alvo.

Por meio dessas pesquisas, proprietários de pequenos negócios podem descobrir, por exemplo, que o formato da embalagem não agrada o consumidor ou que o serviço de entrega precisa ser aprimorado e, até mesmo, repensado.

Portanto, a pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para que o empreendedor obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar.

Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

Atualmente, ela está ao alcance dos pequenos negócios e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. No entanto, dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada.

Pensando em ajudar o empreendedor a compreender como e quando formular, aplicar e analisar pesquisas para o seu negócio, o Sebrae/MG desenvolveu um manual sobre o tema.

Embora a publicação não tenha a pretensão de esgotar o conteúdo, ela apresenta os tipos de pesquisas mais utilizados para os pequenos negócios, como as pesquisas para implantação de novos negócios e pesquisas aplicadas em empresas já existentes.

Acesse o guia e conheça mais sobre essa ferramenta. Aprenda utilizá-la como apoio para abrir ou ampliar o seu negócio.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae