Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como elaborar uma pesquisa de mercado

Como elaborar uma pesquisa de mercado

Guia_Pesquisa_MercadoA realização de uma boa pesquisa de mercado é fundamental para qualquer empresa. Ela serve tanto para identificar novos produtos e serviços quanto para aprimorar os que já estão sendo comercializados. O que o meu consumidor deseja? Quais são as necessidades dele? Essas são algumas das perguntas que uma pesquisa de mercado bem realizada pode responder para o empreendedor atento às necessidades e demandas do seu público-alvo.

Por meio dessas pesquisas, proprietários de pequenos negócios podem descobrir, por exemplo, que o formato da embalagem não agrada o consumidor ou que o serviço de entrega precisa ser aprimorado e, até mesmo, repensado.

Portanto, a pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para que o empreendedor obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar.

Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

Atualmente, ela está ao alcance dos pequenos negócios e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. No entanto, dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada.

Pensando em ajudar o empreendedor a compreender como e quando formular, aplicar e analisar pesquisas para o seu negócio, o Sebrae/MG desenvolveu um manual sobre o tema.

Embora a publicação não tenha a pretensão de esgotar o conteúdo, ela apresenta os tipos de pesquisas mais utilizados para os pequenos negócios, como as pesquisas para implantação de novos negócios e pesquisas aplicadas em empresas já existentes.

Acesse o guia e conheça mais sobre essa ferramenta. Aprenda utilizá-la como apoio para abrir ou ampliar o seu negócio.

You must login to add a comment.

Posts relacionados