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Como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis?

Como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis é uma das questões que os empresários se questionam, hoje em dia, já que vender carros pela internet sem a mediação de um revendedor tornou-se tão comum.

Mas, isso quer dizer que acabaram as oportunidades para quem precisa abrir uma concessionária de veículos? Não, definitivamente.

Citaremos aqui, alguns pontos importantes para quem pensa em investir nesse ramo dos negócios, afinal, apesar da transformação digital que tem impactado tantas empresas, sempre podemos nos adaptar às mudanças.

Como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis na era digital?

Esses tempos digitais são caracterizados pela fluidez dos negócios, ou seja, as pessoas vendem seus carros na internet mesmo e pesquisas apontam que essa é a tendência, já que houve uma queda de 17% no movimento de pessoas que vão às lojas físicas, hoje.

Mas, apesar desses dados, as pessoas não podem deixar de pensar na possibilidade de abrir uma concessionária física, já que basta se atualizar, até mesmo com ajuda de robôs digitais que facilitam a entrada no mercado virtual.

Abrir uma concessionária de automóveis implica muito custo que pode passar do limite previsto pelo empresário, por isso um dos primeiros passos é o planejamento.

Por isso, devemos pensar em tudo antes de entrar nesse tipo de mercado, mantendo sempre o foco nas necessidades do cliente.

Os primeiros passos para abrir uma concessionária de veículos são:

Conhecimento do mercado

É extremamente necessário que o empresário conheça o mercado de sua região para entender a sazonalidade das vendas de carros no decorrer do ano.

Deve saber, também, que tipo de automóvel será vendido na concessionária e conhecer a demanda por cada modelo para montar seu estoque.

Conhecimento do público

Depois, o comerciante deve conhecer o público que frequenta sua loja de carros, pois, baseado nas pessoas que entram na concessionária, o empresário saberá que tipos de carros serão vendidos.

Como por exemplo, em uma loja frequentada por famílias, o vendedor deve ter em seu estacionamento carros com muitos lugares que comportam todas essas pessoas.

Definição das metas

Possuir uma meta de vendas é uma das principais fases para quem quer saber como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis, hoje em dia.

O empresário deve estimar quanto ele deve ter de lucro anual para manter o seu negócio e, para isso, deve ser definida uma meta de venda mensal e um plano de vendas a ser atingido.

Definição do local

Como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis em relação ao local?

Primeiramente, devemos considerar se o local que pretendemos abrir a concessionária é frequentado por outros vendedores de carros, pois, é comum encontrarmos muitos estacionamentos que são abertos em pontos próximos.

Isso acontece porque esses locais possuem grande movimento de veículos, como as principais avenidas da cidade, por exemplo, e isso é um estímulo para o cliente que passa todo dia em frente a concessionária e fica observando o carro que ele sonha ter na vitrine.

Além disso, o local que serão vendidos os carros deve considerar o tamanho dos veículos, para que haja espaço entre os carros para os clientes andarem e para o próprio empresário fazer a limpeza e manutenção dos veículos regularmente.

Tenha uma empresa legal

Essa é uma das partes mais importantes para quem busca saber como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis.

Ter uma empresa que esteja dentro da lei é o que garante toda a segurança do negócio, afinal, o vendedor deverá possuir licenças, alvarás de funcionamento, impostos recolhidos, taxas e códigos de ética entre as lojas.

O empresário deve atentar-se às leis do trabalho também, já que poderá precisar contratar vendedores para sua loja quando ela crescer.

Quanto preciso pagar para abrir uma concessionária de automóveis?

Uma das questões mais importantes para abrir um negócio, hoje em dia, é a parte financeira, já que tudo costuma ter um custo envolvido.

O preço médio da margem média de lucro das marcas é conhecido, então basta se informar para saber se vale a pena investir nesse ramo de vendas de carros.

Apesar desses valores serem estimados pelas marcas, baseadas nos emplacamentos e no preço médio dos carros, essas informações são muito importantes para o empresário nesse meio.

Segundo especialistas, até 2017, o brasileiro gastava, em média, R$ 71.000,00 para abrir uma concessionária de automóveis. Mas, a margem de lucro que deverá pagar esse investimento varia muito de acordo com cada região.

Por exemplo, a margem de lucro da montadora Hyundai é de aproximadamente R$ 2.700,00, tendo um preço médio de R$ 61.700,00 em seus veículos.

Baseado nesses valores, o empresário consegue estimar quanto ele precisaria vender desses modelos de carros para obter lucro em sua loja.

Portanto, quando procuramos saber como é o processo para abrir uma concessionária de automóveis, devemos levar em conta todas essas questões citadas até aqui.

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