Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como diversificar sua previdência privada escolhendo os fundos certos

Como diversificar sua previdência privada escolhendo os fundos certos

Hoje em dia é comum ouvirmos pessoas discutindo sobre economia e investimentos. A preocupação dos brasileiros para aumentar a rentabilidade dos seus investimentos se tornou uma realidade.

Com a taxa Selic em mínimas históricas, deixar o dinheiro investido em renda fixa está causando prejuízos, já que, ao descontar a inflação, seu dinheiro está deflacionando.

Aprender a investir e diversificar com uma alocação maior em produtos de risco como ações se tornou a saída para quem deseja rentabilizar mais a sua carteira de investimentos.

O que muitos não sabem é que, é possível diversificar através da Previdência Privada.

Como um complemento, ou mesmo alternativa a Previdência Complementar, na previdência privada é possível escolher os fundos no qual pretende deixar o seu dinheiro investido.

No momento da contratação da sua previdência, você pode escolher entre fundos de renda fixa, fundos multimercado, fundos de ações, dentre outros.

Outra vantagem que poucos conhecem é a portabilidade entre fundos de previdência. Através da portabilidade você consegue migrar os valores das suas aplicações para diferentes fundos, respeitando o prazo de carência de cada produto que costuma ser de 6 meses.

Assim, se o cenário econômico está favorável para renda variável, você aloca seu recurso em fundos de ações e multimercados, quando o cenário mudar e a Selic subir, você pode se expor menos ao risco alocando seu recurso em fundos de renda fixa.

Dito isso, aprender sobre investimentos é muito importante para alcançar o máximo de rentabilidade até em produtos de previdência.

previdencia-privada-comparando-os-melhores-planos

Os fundos previdenciários são classificados das seguintes formas:

  • Fundos de Previdência Renda Fixa

Esses fundos de previdência buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, admitindo-se estratégias que impliquem em variação de juros e índice de preços do mercado doméstico.

Como investem em produtos de renda fixa como: CDB, LCI, Debêntures, Títulos Públicos e outros o seu risco é menor, porém, o seu retorno também é menor, tendendo a entregar um retorno próximo a Selic.

Não investem em ativos de renda variável.

 

  • Fundos de Previdência Multimercados

Esses fundos de previdência buscam um maior retorno no longo prazo, investindo em diversas classes de ativos como: renda fixa, ações, câmbio etc.

Apesar de ter uma grande liberdade no tipo de investimento, os fundos multimercados só podem investir no máximo 49% em renda variável (ações).

 

  • Fundos de Previdência Balanceados

São muito parecidos com o fundo multimercados já que, podem investir em diversas classes de ativos como: renda fixa, ações, câmbio etc.

O seu diferencial é que, deve ser explicitado o percentual de cada classe de ativo com o qual devem ser comparados o benchmark. Sendo assim, deve exemplificar se pretende investir, até 15%  –  de 15% a 30%  –   mais de 30% do valor de sua carteira em ativos de renda variável.

 

  • Fundos de Previdência Ações

Esses fundos de previdência devem investir no mínimo, 67% da carteira em ações.

 

Desta forma, você percebe que é possível fazer uma boa diversificação dos seus investimentos apenas utilizando a previdência privada.

You must login to add a comment.

Posts relacionados