Fonte: Saia do Lugar (adaptado)
Uma das principais preocupações do pequeno varejo são as perdas.
As perdas de estoque podem ser calculadas através da diferença entre
os relatórios contábeis e o inventário físico. Os principais motivos
destas perdas abrangem principalmente aos furtos e fraudes, mas podemos
citar tanto os erros administrativos quanto os operacionais. Entender
melhor cada ponto e precaver-se pode gerar ótimos resultados para sua
empresa:
os relatórios contábeis e o inventário físico. Os principais motivos
destas perdas abrangem principalmente aos furtos e fraudes, mas podemos
citar tanto os erros administrativos quanto os operacionais. Entender
melhor cada ponto e precaver-se pode gerar ótimos resultados para sua
empresa:
- Furto – O furto pode ser tanto de uma pessoa
interna ou externa à empresa, que identificam quais são os pontos
vulneráveis e realizam suas ações. Ao identificar um furto o ideal é
comunicar imediatamente aos órgãos competentes, pois provavelmente você
não é o único a sofrer esta perda. - Fraudes – São situações bem complexas, pois podem
ser realizadas tanto por funcionários quanto terceiros (fornecedores ou
clientes). Pode-se citar como exemplo a operação realizada por um
funcionário que troca dinheiro por cheque roubado ou a compra de
produtos por um cliente com cartão de crédito roubado e documentos
falsos. - Erros administrativos – São falhas de processos que
geram erros nas informações dos estoques contábeis. Um exemplo é a
entrada no sistema de quantidades erradas de produtos. - Erros operacionais – São considerados desperdícios
mais fáceis de serem corrigidos, pois algumas medidas de melhoria
reduzem significativamente estes erros. Um exemplo típico deste erro é o
não usar o método PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), que
implica na possibilidade de perda de produtos por prazo de validade.
Em todos os casos, o melhor a fazer é analisar de todos os pontos
críticos e imediatamente criar ações preventivas que mudem procedimentos
e atitudes. Lembrando que o treinamento da equipe será decisivo na
implantação destes novos procedimentos.
críticos e imediatamente criar ações preventivas que mudem procedimentos
e atitudes. Lembrando que o treinamento da equipe será decisivo na
implantação destes novos procedimentos.