CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como diminuir a rotatividade da equipe

Como diminuir a rotatividade da equipe

Se você está lendo este post, então provavelmente passa por um dos maiores problemas enfrentados pelos RHs: a alta taxa rotativa.

No entanto, saiba que não está sozinho: diversas empresas,  seja em comércios, indústrias, empresas de filtro plissado, entre outros, já perderam talentos por não saber o  que fazer para diminuir a rotatividade.

Para exemplificarmos melhor, se um negócio não está atento aos seus colaboradores pode perder seus melhores talentos, denegrir sua imagem de marca empregadora, além de enfrentar prejuízos financeiros.

Por essa razão, elaborar estratégias para diminuir a rotatividade não é mais uma simples estratégia, mas sim, se tornou uma questão de prioridade para que as empresas consigam se desenvolver no mercado com o engajamento dos colaboradores.

Mas, afinal, como fazer isso? Para que você alcance o seu objetivo, existem algumas maneiras simples para diminuir a rotatividade dos funcionários e, dessa forma, reduzir custos e reter seus clientes internos.

Quer saber quais são essas maneiras? Continue acompanhando nosso post e saiba de todos os detalhes sobre o assunto! Vamos lá?

1. Contrate o profissional certo

A nossa primeira dica para diminuir a rotatividade da sua empresa é que a mesma esteja sempre focada em contratar profissionais que tenham o perfil harmônico com os princípios da empresa.

E não estamos nos referindo necessariamente de habilidades e competências. Mas sim, um colaborador pode ter todas as habilidades necessárias e saber fabricar um filtro de ar corretamente, mas não se sente satisfeito dentro da fábrica, o que prejudica a produtividade do próprio negócio.

Sendo assim, é essencial que o negócio sempre opte por contratar profissionais que simpatizam com a cultura organizacional da empresa. Esse fator certamente vai contribuir para diminuir a rotatividade da equipe.

2. Desenvolva um plano de carreira

Sua empresa tem um plano de carreira? De acordo com uma pesquisa da revista Época Negócios, a maioria dos jovens se sente atraída por uma oportunidade de emprego, quando é oferecido um plano de carreira estruturado.

Sem um plano de carreira, é muito comum encontrar funcionários desmotivados e com vontade de mudar de emprego. Sendo assim, desenvolver um plano de carreira e aplicá-lo na prática com os colaboradores é uma das maiores maneiras de diminuir a rotatividade da equipe.

4. Invista na capacitação dos funcionários

Por fim, outro aspecto que diminui a rotatividade é o investimento em capacitação. Estruture um programa de treinamento e ofereça cursos e bolsas especializadas para que os seus profissionais se sintam mais valorizados!

É possível tanto oferecer cursos de acordo com a preferência dos funcionários, quanto realizar treinamentos relacionados ao segmento da sua empresa.

Se sua organização trabalha com porca gaiola, por exemplo, os gestores podem engajar os funcionários por meio de treinamentos e, assim, aumentar a sua confiança na organização.

Agora que você já sabe como é possível diminuir a rotatividade da sua empresa, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga