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Sobre Thamiris Da Silva AlvesSebrae
Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.Me siga
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Em uma empresa, gerir estoques pode ser resumido como a função de equilibrar compras, armazenagem e consumo, movimentando o ciclo da mercadoria. Ao decidir pela aquisição de matérias-primas e/ou produtos acabados, é possível antecipar-se às demandas futuras dos clientes, decisão que envolve riscos e incertezas, condição que toda organização quer evitar ou reduzir.
Para minimizar os riscos dessa operação, o empresário pode fazer uso de técnicas de controle e cálculo de estoque bastante eficazes e simples que procurem indicar qual é a menor quantidade de dinheiro que ele precisa colocar no estoque na forma de mercadorias/insumos que garantam um bom nível de serviço para os clientes (que não faltem para a realização de procedimentos).
As fichas de estoque podem ser administradas digitalmente por meio de planilhas ou outro meio informatizado.
1- Cadastro de cada matéria-prima e/ou mercadoria (contemplando nome, código e valor de custo de aquisição);
2- Saldo inicial de cada matéria-prima e/ou mercadoria, obtido através de um inventário (contagem de cada unidade do item);
3- Todas as movimentações de entradas e saídas, possibilitando a visualização desses movimentos e dos saldos físico e financeiro ao longo do tempo.
Os registros básicos que compõem esta ficha são:
A busca pela aquisição de mercadoria pelo menor preço pode criar um excedente de produtos no estoque, imobilizando dinheiro que pode faltar para pagar contas do dia a dia da empresa, por exemplo, além de comprometer a disponibilidade de outros produtos importantes e fazer com que o estabelecimento perca vendas.
Uma das maneiras de evitar esse cenário é utilizando o cálculo de giro do estoque. Este indicador representa o número de vezes em que os recursos financeiros investidos em estoques são recuperados pelas vendas, num período de tempo determinado.
Giro do Estoque = Custo da Mercadoria Vendida (CMV) / Estoque Médio
Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é o somatório dos custos das mercadorias vendidas no período analisado enquanto que Estoque Médio é a média entre a posição financeira do estoque no início do período e a posição financeira no final do período analisado.
De maneira simplificada, este indicador procura medir o tempo que um produto leva para sair do estoque, de modo que a empresa consiga suprir as necessidades futuras até que seja necessário o ressuprimento.
O cálculo é simples como o anterior: considerando um período (por exemplo, 1 mês, mesmo período do exemplo anterior), dividimos a quantidade de estoque atual (20 unidades) pela quantidade de vendas (25 unidades) no período. O resultado da fórmula será a cobertura de estoque em dias, neste caso, 0,8 o que significa que temos 24 dias de estoque (0,8 x 30 dias) disponíveis para venda.
O tempo de reposição de um item do estoque é um indicador que busca auxiliar o empresário a dimensionar o tempo necessário desde a requisição de compra de determinado item ao fornecedor até sua efetiva entrega. Conhecer o TR de uma mercadoria é importante para evitar que a mesma fique em falta no estoque.
O cálculo do estoque de segurança em uma grande estrutura empresarial é bastante complexo, mas ele pode ser simplificado para negócios menores nos quais o empresário conheça seu histórico de demanda e o tempo de entrega de determinado insumo/produto pelo fornecedor.
A Curva ABC é um método de classificação que permite ao empresário descobrir quais são os produtos estratégicos para o seu estabelecimento com base na relevância de vendas e melhores resultados. Em outras palavras, a metodologia permite analisar e categorizar os produtos vendidos em uma loja por ordem de importância.
Nesta análise do princípio 80/20, considera-se a importância dos materiais baseada nas quantidades utilizadas, no volume financeiro movimentado ou mesmo nas margens obtidas nas vendas. Ao utilizar a Curva ABC, o empresário é capaz de separar os produtos de seu estoque entre:
São os de maior importância.
São os de menor importância.
Avaliando os itens com base em dados como volume de contribuição de vendas para o mês e margem de lucro gerada, por exemplo, o empresário é capaz de ordenar a planilha de controle dos itens de maior relevância para os de menor relevância.
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