Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como Data Science pode transformar seu negócio?

Como Data Science pode transformar seu negócio?

Você já deve ter ouvido falar em como Data Science está transformando a forma como os gestores do mundo todo tomam decisões, criam novos produtos e decidem os próximos passos de seus negócios.

Mas como exatamente esses gestores se beneficiam de Data Science e como você também pode tomar melhores decisões a partir dos dados que o seu negócio gera diariamente.

Conhecer a fundo seu negócio

Através da análise de dados é possível conhecer a fundo cada aspecto de seu negócio. É possível saber qual o perfil de cliente que mais compra ou que gera mais valor para a empresa, quais os reais motivos de um cliente cancelar uma compra ou assinatura, qual a quantidade exata de produtos que você deve ter no estoque para reduzir despesas e gerar mais lucro e muitas outras informações.

Com essas informações sendo fornecidas à gestão de forma precisa, ficará muito mais fácil tomar decisões que levem a um aumento de eficiência e maior lucratividade.

Redução de custos

Com a utilização de data science é possível aumentar a eficiência de vários setores de uma empresa através da alocação correta de recursos e da redução de investimentos com pouco retorno. Um exemplo prático disso é na contratação de uma equipe. Se você sabe em quais dias e horários a equipe é mais demandada e gera mais lucro, você poderá alocar funcionários exatamente nesses dias e horários, aumentando a eficiência dos trabalhos realizados e maximizando o lucro do investimento em pessoal. Outra forma de reduzir custos utilizando data science é otimizando a cadeia logística do negócio. Através da análise dos dados de entrega podemos saber com precisão quais as melhores rotas, horários e veículos para realizar cada entrega.

Gerar novas ideias de negócios e produtos

Ter o conhecimento de cada aspecto de seu negócio pode te dar insights incríveis. Analisar os dados do seu negócio vai te fazer enxergar novas necessidades dos seus clientes e demandas. Ao saber quando, como e porque seus clientes se interessam pelos seus serviços e pagam por ele você vai saber quais os outros problemas que você pode resolver na vida deles.

Sabendo desses problemas e quantos clientes os têm, você poderá criar produtos com muito mais aceitação dentro de um mercado que você já conhece. Isso te dará poder de inovar e sair na frente de seus concorrentes.

Como implementar Data Science no seu negócio?

Para implementar data science em seu negócio o primeiro passo é promover uma mudança de cultura em sua empresa para garantir que os dados de seu negócio sejam coletados da forma correta. Isso é feito através de uma adequação dos processos empresariais e da adesão de softwares que possibilitam essa análise. CRMs, ERPs, sistema de gestão de marketing e logística, se bem parametrizados e utilizados irão coletar dados valiosíssimos sobre as operações de sua empresa.

Após ter esses dados coletados chega a hora deles serem tratados e estruturados por um cientista de dados. Esse profissional irá estruturar, analisar e correlacionar os dados coletados em busca de respostas para problemas específicos ou para gerar insights através da visualização desses dados em dashboards e planilhas.

Serviços como esse podem ser conseguidos através de uma empresa especializada em Data Science ou através da contratação direta de um time de análise de dados. Tudo depende da sua capacidade de investimento e maturidade em gerir uma equipe com essa expertise.

Danilo Miqueias

Danilo Miqueias

Novo na comunidade
Mais de 10 anos de experiência com projetos de mídia on-line;

Profissional com certificação Oficial Google para criação de campanhas de rede de pesquisa e Google Analytics e experiência na criação e gestão de todos os tipos de campanha nas plataformas Google Ads e Facebook Ads;

Experiência em pesquisa e planejamento de jornada do consumidor no meio on-line;

Especialista em SEO e análise de tráfego orgânico via Google Search Console;

Desenvolvimento de sites institucionais e e-commerces, tracking de eventos em plataformas digitais e comportamento de usuários em sites;

Gestão de equipes de criação de conteúdo para geração de tráfego (blogs, redes sociais e vídeos) e otimização para mecanismos de buscas (SEO).

You must login to add a comment.

Posts relacionados