Como fazer uma boa estratégia de e-mail marketing? Por onde eu posso começar? Como é possível gerar valor por meio de campanhas de e-mails personalizadas? O e-mail marketing vale a pena mesmo? E o custo-benefício?
Como você sabe, há uma série de perguntas que os empreendedores e empresas fazem a todos os momentos sobre o e-mail marketing. Afinal, durante muito tempo, essa estratégia era vista como uma forma de divulgação intrusiva e uma forma de spam.
Por isso, muitos deles possuem esse receio. No entanto, com as mudanças tecnológicas e expansão das estratégias digitais, podemos afirmar nesse momento que, com o auxílio dos softwares de automação de marketing, é possível crescer de maneira ética e atrair e se comunicar com seus clientes!
Se você tem um comércio em food truck e quer divulgar seus serviços, o e-mail marketing possibilita alcançar seu público de forma rápida, precisa e otimizada.
Pensando nisso, neste post nós reunimos as maiores dicas para te ajudar a criar uma campanha de e-mail marketing totalmente eficiente e que gere resultados positivos. Continue nos acompanhando para saber mais!
1. Construa sua base de leads
Para dar o passo inicial em sua estratégia de e-mail marketing, é necessário primeiro de tudo saber para quem você estará disparando os e-mails. E para isso, pense em como irá gerar contatos de e-mail para o seu negócio.
Esses contatos precisam ser informações de pessoas potencialmente interessadas nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Hoje em dia, existem muitas formas de captar informações de leads. Alguma dessas maneiras são com a criação de landing pages, pop-ups, oferecimento de e-books, webinars, palestras, e até mesmo promoções, ofertas e descontos.
Se você vende porta de enrolar automática, é possível oferecer ofertas em troca do e-mail de leads, por exemplo.
2. Escolha sua plataforma de e-mail marketing
O próximo passo é escolher uma plataforma otimizada para disparar os e-mails. A escolha de uma boa plataforma pode garantir o sucesso das suas ações de e-mail marketing.
Isso, pois essas ferramentas permitem que os e-mails cheguem, na maioria das vezes, até a caixa de entrada dos contatos sem impedimentos, além de manter o fluxo de e-mails organizados.
Algumas das plataformas mais populares de e-mail marketing são o Mailchimp, Getresponse, Mailee, Mailify, RD Station ou Hubspot.
3. Use a criatividade e planejamento para fazer e-mails programados
Por fim, basta definir uma estratégia de comunicação bem elaborada. Para isso, entenda tudo sobre o seu público, como seus interesses, comportamentos, quais os tipos de conteúdos que gostam de consumir, entre outros.
Após isso, separe sua estratégia de e-mail marketing conforme o interesse de cada lead. Se sua empresa vende cesta de natal, por exemplo, vão ter pessoas mais interessadas em seu produtos do que outras.
E por isso, a divisão das estratégias do funil de vendas é essencial. Por fim, crie templates chamativos e utilize informações sempre na linguagem do seu público.
Dessa forma, é possível ampliar o seu relacionamento, atrair novos leads e impulsionar a jornada de venda! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!