Você já criou um plano de ação para o seu negócio? Não? Pois deveria! Afinal, essa é uma ferramenta valiosa para proporcionar crescimento contínuo, motivar os colaboradores e trazer resultados a curto, médio e longo prazo.
Um plano de ação consiste em uma metodologia criada para definir metas e objetivos, as atividades que devem ser realizadas, os responsáveis por cada um delas e, consequentemente, as estratégias necessárias para alcançar bons resultados.
Nesse sentido, elaborar um plano de ação é uma atividade que todo gestor ou líder deve (e pode) desenvolver. No entanto, existe uma dúvida comum entre os empreendedores que adotam esse tipo de planejamento: como manter os funcionários engajados com a causa?
Para responder a essas e outras questões, preparamos este post para auxiliar você a preparar um plano de ação eficiente para o seu negócio. Boa leitura!
Passo a passo para criar um plano de ação
Como mencionamos anteriormente, um dos principais desafios de um plano de ação é conquistar os colaboradores e mantê-los engajados com a causa.
A estrutura de um plano de ação deve seguir algumas etapas que, aliás, são ótimos cronogramas para a apresentação do plano de ação. Continue lendo para saber mais!
1. Defina um objetivo
Antes de mais nada, é preciso definir um objetivo, ou seja, onde você deseja chegar. Para isso, é fundamental considerar todo o planejamento estratégico da empresa, as ações e resultados obtidos nos últimos meses.
Dessa forma, você, líder, deve guiar as ações seguindo os objetivos corporativos. Sendo assim, comece listando o desempenho da sua equipe, as atividades desenvolvidas e como os colaboradores contribuem com o alcance de resultados, mesmo que sejam tarefas industriais, como uma fritadeira elétrica industrial.
Portanto, o seu time irá saber como as atividades cotidianas interferem nos resultados e auxiliam na obtenção do retorno desejado.
2. Crie metas mensuráveis
Com o objetivo em mãos, o próximo passo é a criação de metas mensuráveis. Afinal, o objetivo de plano de ação precisa ser seguido a risca, uma vez que é responsável por atingir metas e resultados.
Por isso, crie metas alcançáveis, que permitam a sua equipe visualizar tudo o que foi conquistado.
Desse modo, terão tempo para corrigir falhas durante o percurso e qualificar os processos, ainda que estejam sendo desenvolvidos, como a correção de uma bomba centrífuga, entre outros.
3. Liste as tarefas necessárias
Outro passo fundamental para a construção de um plano de ação é a listagem de tarefas. Então, é necessário que todas as atividades a serem executadas sejam colocadas no papel e atribuídas a um responsável.
Pensando nisso, converse com a sua equipe e liste todas as tarefas a serem realizadas. Comece com ordem de prioridade, como as atividades de corte a laser, entre outras. Essa é uma ótima maneira de ter um panorama geral dos departamentos e da organização.
4. Estabeleça prazos
Sem estabelecer prazos, é possível que as atividades fujam do controle. Por isso, as tarefas devem contar com prazos pré-definidos, para que o colaborador se planeje melhor e tenha claro o seu desempenho.
Portanto, com prazos definidos, o colaborador consegue se planejar melhor para a execução das suas atividades, priorizando conforme a importância ou nível de urgência.
Dica extra: acompanhe as ações com frequência
Depois que o plano de ação estiver definido, é preciso acompanhar o desenvolvimento e os resultados com frequência.
Então, cobre os colaboradores, peça relatórios e garante com que todos façam a sua parte. Nesse momento, você pode criar um cronograma de envio das atividades diárias, por exemplo.
Por fim, acompanhe as atividades, os prazos, evite imprevistos e crie cronogramas gerais e individuais. Essa é uma ótima maneira de acompanhar o desempenho do seu plano de ação.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.