CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como criar um blog de beleza?

Como criar um blog de beleza?

O mercado da beleza é uma área que tem diversas oportunidades de negócio. Uma delas é a criação de um blog de beleza. Nele você pode abordar tratamentos de beleza, produtos cosméticos e práticas que melhorem a aparência e autoestima. 

Você pode encontrar um público interessado nas suas dicas e consegue monetizar, ou seja, gerar uma renda com a sua plataforma de beleza.

O que o seu blog de beleza precisa ter

Um blog de beleza precisa ter conteúdo atrativo ao público. Utilizar conteúdo multimídia, textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos, por exemplo, é de fundamental importância para prender a atenção das pessoas e fidelizar seu público. 

Não se esqueça que o conteúdo precisa ser original e atualizado com as novas tendências do mercado.

Escolha a melhor ferramenta

Existem diversas opções para você hospedar o seu blog de beleza. Plataformas como Wix, WordPress, GoDaddy e Webnode são soluções conhecidas no mercado para criar um domínio (url do seu site), montar a estrutura do seu site e integrar com as redes sociais do seu blog. 

As opções de templates prontos incluem  gratuitos ou pagos, de acordo com a plataforma utilizada.

Escolha melhores canais para divulgar seu blog de beleza

Depois de criar o seu site, é fundamental atrelar perfis de redes sociais ao seu blog. Você pode criar uma página no Facebook, um perfil no Instagram, um canal no YouTube para divulgar vídeos e tutoriais, e um Whatsapp Business para manter contato com as pessoas mais interessadas em seu conteúdo. 

Estar presente em diversos aplicativos é importante para reforçar sua presença online, aumentar seu alcance de pessoas e de divulgação do seu blog de beleza.

Outro fator interessante é se atentar aos meios de patrocínio do seu conteúdo, pois muitos sites e aplicativos, como Facebook e Instagram, privilegiam a difusão de conteúdos patrocinados em suas plataformas.

Investir na divulgação por meio de Google Ads também é interessante para deixar seu blog bem posicionado nos rankings de pesquisa dos potenciais interessados em seu canal de beleza.

Teste produtos novos

Uma boa ideia de conteúdo para um blog de beleza é testar novos produtos, seja cosméticos ou de utensílios, como escovas de cabelo ou pincéis de maquiagem.

Isso atrai a atenção do público, que deseja ver os resultados práticos das novidades do mercado e  contribui para o fortalecimento do seu blog como formador de conteúdo.

Mantenha as postagens atualizadas

O mercado de beleza se atualiza constantemente. Por isso o seu blog precisa ter conteúdos novos com certa frequência. Para ajudar nessa tarefa, você pode criar um controle para deixar programado as futuras postagens do seu blog, delimitando os conteúdos que serão utilizados. 

Você precisa ficar atento também a qualquer informação relevante que surja de maneira inesperada para postar em um tempo hábil. Falar com atraso sobre um tema que está em alta não é recomendável.

Fale sobre o que o seu público quer saber 

Procure sempre saber sobre qual assunto o seu público tem mais interesse em saber. Você pode interagir com o público, pedindo que ele comente sobre o que achou de um post do blog, ou com enquetes nas redes sociais, seja pelo Facebook ou Instagram

Falar sobre assuntos de maior interesse do seu público atrai maior atenção para as suas postagens.

Faça tutoriais no seu blog de beleza

Uma prática muito realizada em blogs de moda são os tutoriais. Eles são feitos normalmente por vídeo e ensinam o passo a passo de como fazer um tipo de maquiagem ou um tratamentos de cuidado com a pele ou cabelo, como por exemplo remoção de maquiagem ou hidratação dos fios. 

É um tipo de postagem que gera bastante repercussão do público e pode alavancar a audiência do seu blog de beleza.

Fale a verdade sobre os produtos que você usa

Um senso comum na internet é que a comunicação precisa ser sincera, verdadeira. As pessoas tendem a se interessar mais sobre algum conteúdo, quando percebem que o interlocutor não está tentando omitir alguma informação, com o simples objetivo de vender uma ideia ou produto. 

Pontue os aspectos positivos e também os negativos quando for abordar um produto ou tratamento que você utilizou.

Indique produtos que você confia

Como base no que vimos nas dicas anteriores, o público de um blog de beleza prefere saber a opinião sincera sobre um produto, e também gosta de ver os resultados práticos dos tratamentos de beleza abordados. 

Para falar sobre esses assuntos com convicção, é muito importante que você trabalhe com marcas que você confie e que sejam do seu agrado. 

Isso não impede você de experimentar uma novidade do mercado, mas busque utilizar produtos que você já conheça, pois assim você vai abordar o conteúdo com mais propriedade e segurança.

Compare produtos e técnicas 

Explore a variedade de produtos cosméticos e tratamentos de beleza que existem para comparar diferentes marcas e trazer uma maior diversidade às opções de resultados possíveis. Isso ajuda você ampliar o seu repertório de conteúdo e também auxiliar a atingir um público mais diverso.

Nunca copie conteúdo

É primordial que o seu blog de beleza tenha conteúdo original, tenha sua personalidade, carregue os seus interesses, gostos e opiniões sinceras. 

Isso contribuirá para o sucesso do seu canal, pois o seu público saberá que você não é só mais uma pessoa que replica conteúdo e sim que se preocupa em trazer informações originais e exclusivas.

Ganhe dinheiro

São diversas formas de monetizar o seu blog. Um blog de beleza permite que você ganhe dinheiro através do conteúdo postado e a interação do seu público. 

Você pode direcionar um espaço do seu blog para anúncios, como o Google Adsense e Taboola, ou pode monetizar o conteúdo do seu blog, com parcerias com empresas e marcas, recebendo produtos ou abordando assuntos de forma patrocinada.

Você também pode oferecer um conteúdo pago para o público mais assíduo do seu canal.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Criar um Blog de beleza é muito simples, com qualquer tutorial do youtube vc consegue fazer um blog via wordpress, veja como exemplo o meu: http://www.ultragirl.com.br/prolizer-funciona/
     

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga