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Como cortar custos e continuar eficiente

Como cortar custos e continuar eficiente

Aprenda a reduzir as despesas da sua empresa em três passos
 
Foto: Divulgação
Organização e
planejamento. Com esses dois atributos é possível cortar custos mantendo
a eficiência da pequena empresa. É o que destaca o especialista em
soluções de redução de despesas sócio e consultor do INDG, Álvaro
Guzella.
Ele destacou 3 pontos para ajudar a planejar a redução de custos de uma empresa.
1) Faça um diagnóstico
De acordo com o
consultor, é preciso verificar qual alavanca vai gerar mais resultados e
destinar mais valor ao negócio. “Seja com venda, receitas, buscando
assegurar aumento da participação no mercado ou da margem de
participação nos produtos. Pode ser também com base em corte de custos
ou maximização do capital empregado”. Segundo ele, essa regra se aplica
tanto a empresas de pequeno como de grande porte, de qualquer segmento.
2) Examine os gastos
É essencial
oferecer metas de redução por áreas para propor desafios compatíveis com
o potencial de cada uma delas. “Veja em que os clientes percebem mais
valor, onde gasta mais e estruture isso”.
Como destaca
Guzella, é comum que as organizações apliquem um orçamento que ele chama
de tradicional, com uma redução linear de custos. “Assim, acabo não
gerando distinções em áreas e aquelas que já atuavam com um orçamento
mais apertado acabarão sofrendo”.
Depois de mapear
os gastos do negócio, deve-se entender com o que se gasta. “Agrupamos
os gastos de acordo com a semelhança, formando pacotes”. A sugestão de
Álvaro Guzella é buscar na própria empresa especialistas para cada custo
fixo.
3) Tenha metas de redução
Pode-se buscar
economia no consumo ou no preço de serviços e produtos utilizados pela
empresa. Assim, deve-se conscientizar funcionários ou renegociar
contratos. “Para cada natureza de despesa, vou começar a entender o que
faz com que eu gaste mais ou menos naquela conta”. Esse parâmetro vai
compor um indicador que ajuda a avaliar melhor o resultado de cada
unidade. “Você promove comparações firmando grupamentos, comparando
áreas semelhantes”.
Esse processo
culmina no estabelecimento de metas para gestores, de forma que cada um
busque oportunidades e práticas a serem implementadas em cada unidade.
“A área começa a equilibrar o desempenho e reduzir o desperdício. Para
cada meta preciso ter um bom plano. Não adianta ele ficar no papel.
Precisa ser colocado em prática”, ressalta o consultor.
Fonte: Exame.com
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