Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como conseguir um emprego de nível básico sem experiência.

Eu sei que é tão frustrante, todos nós já passamos por isso. Ninguém realmente ensina como conseguir aquele primeiro emprego inicial. Você não pode conseguir um emprego sem experiência e não pode obter experiência sem aquele primeiro emprego.

A cada semestre, você vê milhares de recém-formados entrando com entusiasmo no mercado de trabalho e competindo com você pelos mesmos empregos. Todo mundo tem curso superior, bom GPA, estágio ou dois, atividades extracurriculares, trabalho voluntário e trabalho de meio período. O que o torna diferente?

Saiba Mais: Objetivo Profissional: Currículo, Exemplos, Dicas e Como Escrever Seu

A boa notícia é que é possível conseguir aquele emprego inicial se você estiver pronto para fazer um esforço extra. Imagine seu e-mail na caixa de entrada do gerente de contratação com centenas de outros e-mails. Imagine seu currículo impresso e em uma pilha com outros 200 currículos.

Como conseguir um emprego

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conseguir um emprego básico sem nenhuma experiência:

Encontre uma conexão pessoal

Embora muitos empregos sejam preenchidos por meio de postagens online, nunca é demais fazer uma conexão pessoal. Os gerentes de contratação vão verificar as referências antes de fazer uma oferta de qualquer maneira. Conhecer alguém na empresa que possa falar bem de você pode ajudá-lo a ser notado, mesmo com falta de experiência.

Conectar-se com pessoas no LinkedIn é uma ótima maneira de controlar suas conexões pessoais, como seus colegas de classe, professores, ex-colegas de trabalho e chefes e até mesmo amigos de seus pais! Essas pessoas podem não conseguir o emprego para você, mas podem abrir a porta ou ajudar a esclarecer um pouco sobre sua aplicação.

Ao se candidatar a um emprego online, pesquise suas conexões para ver se alguém trabalha em sua empresa-alvo. Pergunte à sua conexão se eles considerariam encaminhar seu currículo ao gerente de contratação. Sempre aplique por meio dos canais regulares também.

Conte sua história na carta de apresentação

Eu entendo que muitas pessoas irão argumentar que a carta de apresentação está morta e essas pessoas têm direito às suas opiniões. No entanto, eu discordo. Acho que a carta de apresentação é especialmente importante para os candidatos que buscam empregos de nível inicial. É mais uma ferramenta que você pode usar para contar sua história.

Saiba disso: a maioria das pessoas não inclui uma carta de apresentação, então se você incluir, e for uma carta de apresentação realmente boa, seu currículo vai se destacar.

Você não tem muita experiência e provavelmente está competindo com pessoas que têm 1-3 anos de experiência! Mostre como você está motivado e disposto a fazer um esforço extra e escrever uma carta de apresentação realmente atraente. Seja proativo e dê a eles mais motivos para contratá-lo que não estejam em seu currículo.

  • Expresse sua ética de trabalho. Se você estiver se candidatando a um cargo de coordenador de eventos, explique que você entende que muitos eventos ocorrem após o expediente, à noite e nos fins de semana. Diga a eles que você será o primeiro no local a configurar e o último a desmontar e limpar.
  • Conte uma história pessoal. Você era o tesoureiro do conselho estudantil ou da sua organização social grega? Isso mostra que você tem uma afinidade natural com os campos de contabilidade ou finanças.
  • Conecte a experiência. Você tem anos de experiência em serviço de espera em um restaurante? Conte histórias de como você proporcionou uma experiência positiva ao cliente e lidou com clientes insatisfeitos e como isso o posiciona para ser um coordenador de contas mais bem-sucedido.

Explique o “por quê” em seu currículo

Muitos currículos iniciais parecem uma lista chata de “tarefas” e não há nenhuma conexão com o emprego real que está sendo solicitado. Não liste apenas um monte de tarefas que você realizou.

  • Sugira ideias para novas campanhas de marketing
  • Lidar com correspondências de clientes
  • Publique regularmente nas redes sociais

Pense por que seu chefe mandou que você os fizesse. Quais são os objetivos da empresa para a qual você trabalhou e como seus esforços os apoiaram? Pense no gerente de contratação lendo seu currículo e o “WIFM” ou “O que eu ganho com isso”. Expanda o que você fez e explique por que o fez. Qual foi o objetivo e o resultado?

Aqui estão os pontos revisados ​​do currículo que explicam melhor o “porquê” de cada tarefa.

  • Colaborou no desenvolvimento de ideias para novas estratégias de marketing para gerar conhecimento da marca
  • Enviou pacotes de agradecimento ao cliente para reforçar a fidelidade à marca
  • Exiba produtos e interaja com clientes e seguidores para apoiar o engajamento na mídia social

Não revele sua experiência

Qualquer pessoa que já trabalhou no varejo, em restaurantes ou em trabalhos manuais, como paisagismo ou construção, sabe como esses trabalhos podem ser difíceis. O gerente de contratação provavelmente teve um desses empregos quando estavam na faculdade. Não subestime ou subestime essa experiência. Encontre uma maneira de vincular seu trabalho ao sucesso do negócio.

Algumas idéias para resumir os tópicos de experiência em restaurantes:

  • Forneci um serviço de bar amigável, eficiente e rápido ao fazer um upsell de produtos alimentícios para os clientes, para ver um aumento médio na receita de $ X.000 durante meus turnos.
  • Prestou serviço excelente aos clientes por telefone e no restaurante para apoiar uma experiência positiva do cliente e encorajar visitas repetidas.
  • Desempenhei o papel de “expo” na cozinha para agilizar os pedidos por número de mesa priorizando para melhorar a agilidade do atendimento.

Adapte o currículo à descrição do cargo

Não é trabalho do recrutador ligar os pontos do seu currículo à descrição do trabalho. Eles estão revisando centenas de currículos, então não os obrigue a tentar adivinhar. Como gerente de contratação, se eu sei que você acabou de se formar e não está empregado, e não recebo de você uma boa carta de apresentação e currículo personalizado, presumo que você não seja uma pessoa motivada. Não quero contratar a pessoa que faz o mínimo e envia o mesmo currículo e carta de apresentação para todos.

Personalizar seu currículo para cada emprego para o qual você se candidata é difícil quando você não tem muita experiência. Procure pequenas maneiras de estabelecer uma conexão maior entre as responsabilidades do cargo e seu histórico.

Se você estiver interessado em RH, expanda os detalhes sobre suas experiências como Conselheiro Residente em seu dormitório. A pessoa média pode mostrar essa experiência em seu currículo assim:

Conselheiro residente por dois anos

Embora essa seja uma informação verdadeira, não é realmente vender as habilidades exigidas nesta função que pode beneficiar o gerente de contratação que lê o currículo. A melhor maneira de explicar essa função seria:

Atuou como conselheiro residente (RA) por dois anos. As responsabilidades incluíam a implementação das políticas do campus, encaminhando os residentes aos recursos apropriados, auxiliando os residentes durante as crises e apoiando os serviços de emergência.

Uma dica útil para encontrar uma linguagem mais forte para o seu currículo é pesquisar on-line a descrição do seu próprio trabalho para obter uma verborragia mais convincente. Foi aí que encontrei a cópia acima para a posição RA.

Compare dois currículos para a mesma pessoa

Para ilustrar o valor de colocar mais esforço em seu currículo, dê uma olhada em duas versões de um currículo para a mesma pessoa que está indo para um emprego inicial logo após a faculdade:

Qual currículo tem mais chance de ser convocado para a primeira entrevista?

Pesquise a empresa e as pessoas

A primeira pergunta que pode ser feita em uma entrevista pode ser “O que você sabe sobre nossa empresa?” Todos nós conhecemos o poder da primeira impressão. Explodir a resposta a esta pergunta e o entrevistador pode já estar desligando e movendo você para a pilha de “Não” em sua mente. Isso pode parecer extremo, mas lembre-se de que existem centenas de candidatos iniciantes competindo pelos mesmos empregos. Se você deseja conseguir aquele emprego inicial, precisa ter uma resposta sólida para essa pergunta e por que deseja trabalhar lá. Você tem que estar melhor preparado.

Ao agendar a entrevista, certifique-se de perguntar os nomes e cargos de todas as pessoas que você vai encontrar. Pesquise todos no LinkedIn e no Google. Talvez você tenha conexões em comum ou seja voluntário na mesma instituição de caridade. Se você visualizar os perfis dos entrevistadores no LinkedIn, eles poderão ver que você visualizou o perfil deles e saber que você está fazendo sua pesquisa. Isto é uma coisa boa. Você parecerá motivado e pró-ativo.

Prepare-se para a entrevista

Pense na entrevista como um exame final oral na faculdade com seu reitor. É aprovado / reprovado e se você não passar, você não se gradua. Quanto você estudaria para um exame como esse? Pense na descrição do cargo como tendo muitas das perguntas do teste antecipadamente. O entrevistador irá perguntar sobre a maioria dos itens de linha na descrição do trabalho, então você precisa planejar suas respostas.

O que você vai dizer quando lhe perguntarem sobre uma área em que você não tem experiência? Você tem que preparar algum tipo de resposta. “Embora eu não tenha experiência direta em X, acredito que minha experiência em Y está relacionada …” ou “Ainda não tive a oportunidade de fazer X, mas tenho pesquisado e aqui está o que aprendi …”

Fique on-line e pesquise “as perguntas da entrevista mais difíceis”. Passe algum tempo pensando em suas respostas também. Escreva suas melhores respostas e anote-as. Sim, eu disse para escrevê-los. Se você quiser se diferenciar dos outros candidatos para conseguir o emprego inicial, precisa estar mais preparado do que todos os outros. Suas respostas devem ser mais articuladas e pensadas. Quanto mais preparado você estiver, menos se apoiará nas muletas verbais “Tipo, hum, você sabe.” (Certa vez, contei 17 “curtidas” em uma entrevista por telefone com um candidato iniciante nos primeiros dez minutos. Parei de contar e rapidamente encerrei a entrevista.)

Aproveite ao máximo a entrevista

Pense na entrevista como seus primeiros momentos no trabalho e as informações coletadas são o início de seu treinamento.

Faça anotações. Traga um bloco de notas e faça anotações de sua discussão com cada pessoa. Isso é o que você fará quando conseguir o emprego. Você vai a reuniões, faz anotações e faz seu trabalho. Suas notas também fornecerão informações para personalizar sua nota de agradecimento.

Faça suas próprias perguntas. Isso exigirá alguma preparação, mas você deve fazer as perguntas para determinar se o trabalho e a empresa são adequados para você também. Fazer as perguntas faz você parecer engajado, motivado e atencioso.

  • Por que a posição está aberta?
  • Você pode me falar mais sobre as responsabilidades do dia-a-dia desse trabalho?
  • Como seria o sucesso para mim nesta função?
  • O que você mais gosta em trabalhar para esta empresa?
  • Qual é a próxima etapa do processo de entrevista?

Peça o emprego. As empresas querem contratar pessoas que queiram trabalhar para elas. Certifique-se de que eles saibam que você deseja. Lisonjeie-os. “Estou muito interessado neste trabalho. Existe alguma coisa que o impede de me oferecer o trabalho agora? ”

Escreva um agradecimento

A nota de agradecimento e a carta de apresentação são uma espécie em extinção, mas ambas apresentam oportunidades para você se destacar e melhorar suas chances de conseguir um emprego inicial. Se você passou pelo processo de entrevista, já é um dos principais candidatos. Destaque-se com uma nota de acompanhamento eficaz.

“Obrigado por encontrar-se comigo sobre a posição X. Gostei muito de conhecer você e sua equipe e espero ouvir de você em breve. ” Essa é uma bela nota de cortesia, mas não está ajudando em nada a sua causa.

Personalize o e-mail com suas notas da entrevista com cada pessoa. Reitere os aspectos de sua formação que se relacionam com a posição. Havia algo que você pretendia dizer a eles que esqueceu? Adicione-o à nota de agradecimento e continue vendendo as razões para contratá-lo.

Continue aprendendo

Quando uma empresa cria uma posição de nível básico, eles sabem que os candidatos exigirão um treinamento significativo. Demonstre sua vontade de aprender por conta própria. Leia livros, ouça podcasts, siga os líderes da indústria no Twitter e no LInkedIn, inscreva-se para receber seus boletins informativos. Você pode incorporar esse novo conhecimento em sua carta de apresentação ou durante uma entrevista.

Mantenha uma atitude positiva

Sim, pode ser frustrante tentar um emprego de nível básico sem nenhuma experiência. Esperamos que essas dicas, junto com uma atitude positiva, ajudem você a ter sucesso. Faça a escolha todos os dias para ser positivo. Traga essa positividade para o processo de procura de emprego.

You must login to add a comment.

Posts relacionados