Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como conseguir mais competitividade com o compartilhamento de recursos?

Como conseguir mais competitividade com o compartilhamento de recursos?

Devido ao advento da pandemia do Covid-19, consolidando-se de forma mais acentuada em meados de março de 2020, muitas empresas da área de alimentação viram-se forçadas a reverem seus processos de gestão e de produção.

As necessidades de minimizar os custos de operação bem como maximizar a produtividade tornaram-se imperativas para garantir a sobrevivência e a
competitividade das empresas.

O compartilhamento de recursos físicos (máquinas, equipamentos, etc.) bem como recursos humanos/científicos (pessoal e know How) foram as opções encontradas pelos gestores de algumas indústrias do segmento de alimentação.

Podemos evidenciar o caso da Liv Up, onde a inovação das Cloud Kitchens
possibilitou, de forma racional e exitosa, a convivência harmoniosa, em um só ambiente físico, de várias opções de alimentação, com compartilhamento de recursos.

Esse novo modelo de operação, além de possibilitar os compartilhamentos da estrutura física, estrutura de logística, equipamentos, tecnologia e pessoas, permite uma grande racionalidade nos custos da gestão, uma vez que os controles utilizados atendem, de maneira rápida e eficaz, todas as modalidades de produção de alimentação a que se propõe aquele espaço.

O compartilhamento de recursos possibilita, além de minimizar os desperdícios na produção, a utilização de recursos humanos em momentos de pique na produção de alimentação destinadas, por exemplo, ao café da manhã, uma vez que o pessoal utilizado na produção de alimentação (de pizza, por exemplo) ainda se encontra ocioso naquele período.

No setor da panificação, o compartilhamento de espaços físicos e máquinas/equipamentos, já é uma realidade de que podemos constatar através das Centrais de Panificação, onde um pool de panificadoras, descentralizam as suas produções, dirigindo-as para uma central de produção, reduzindo, desta maneira, custos operacionais, garantindo uma maior produtividade e competitividade.

O setor da panificação, passa atualmente, por uma transformação gigantesca, onde as antigas padarias, tornaram-se centros de serviços (lanchonetes, self service, conveniência, sorveteria, pizzaria, etc.) onde o pão é utilizado como fator de atração ao cliente.

O compartilhamento de recursos é uma forma inteligente para atuar no mercado de forma competitiva.
Escrevi esse artigo sobre a palestra Liv Up da Tatiana Lana.
Horacio Barreto
SEBRAE/RN

You must login to add a comment.

Posts relacionados