CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como aumentar o faturamento da sua empresa com sustentabilidade

Como aumentar o faturamento da sua empresa com sustentabilidade

Você provavelmente já ouviu falar sobre sustentabilidade. Quando escuta esse conceito, o que vem a sua mente? Plantar árvores, eliminar o uso de descartáveis, reciclar ou cuidar do meio ambiente? Sim! Mas a verdade é que o conceito explora muito mais a fundo essas e outras atividades do dia a dia – inclusive no ramo empresarial.

Adotar práticas sustentáveis vai muito além de minimizar os impactos ambientais. Isso porque a responsabilidade sustentável pode ser, ainda, um meio para reduzir os custos de produção e aumentar o faturamento da marca.

Como aumentar o faturamento da sua empresa com sustentabilidade

Além disso, as pessoas, a cada dia, entendem que a sustentabilidade proporciona um estilo de vida com mais qualidade e, assim, acabam optando por organizações que propagam a responsabilidade ambiental.

Ou seja, a imagem de uma empresa é construída por uma série de ações, posicionamentos e a forma que ela lida com o seu público-alvo. Dessa forma, empresas com boa reputação ambiental são vistas com credibilidade e consolidam um melhor posicionamento da marca.

Imagine fabricar um pergolado de madeira com deck sem impactar negativamente o recurso fornecido pelas árvores? Com a sustentabilidade, isso é possível!

Independente se a visibilidade for o motivo da escolha ou não, uma coisa é certa: o meio ambiente agradece.

Os impactos provocados pelas ações industriais é uma pauta muito debatida em diversos setores da sociedade. Além disso, tem despertado indignação a empresas que se mantém contra a causa da sustentabilidade. Chegou a hora de pôr isso em prática, viu?

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial pode ser definida como o conjunto de práticas – de uma corporação – que visam produzir com o menor impacto ambiental possível.

Enquanto a sustentabilidade tradicional foca nas questões de degradação ambiental e aquecimento global, o objetivo da sustentabilidade empresarial é o planejamento participativo e uma organização mais econômica e sustentável.

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial conserva a sustentabilidade urbana e rural, os recursos naturais e minerais, a ética e a política para o melhor desenvolvimento da organização.

A adoção dessas medidas proporciona a interação dos meios econômicos, sociais e ambientais, por meio de projetos de políticas elaborados em cima das questões sociais.

A sustentabilidade empresarial, quando utilizada efetivamente, melhora a reputação da empresa diante dos clientes e da sociedade em geral.

Com a repercussão do termo, a demanda por produtos ou serviços ecológicos aumentou. Cada vez mais o consumidor busca por empresas que estejam de acordo com o conceito da sustentabilidade empresarial.

Entretanto, vale ressaltar que a sustentabilidade empresarial não deve ser vista apenas como uma ação de marketing. Para estar de acordo com o conceito, as medidas adotadas pela empresa devem mostrar resultados positivos – tanto financeiramente como ambiental.

Como a sustentabilidade ajuda na redução de custos?

A política sustentável se tornou uma grande vantagem para empresas de sucesso, pois proporciona benefícios a todos os envolvidos, inclusive a própria corporação:

– Redução do consumo com energia: ao fiscalizar o consumo de energia, o gestor não está apenas adotando uma prática sustentável, como também reduzindo os custos no faturamento.

– Redução de desperdício: o ser humano produz resíduos contaminantes e difíceis de serem absorvidos pela natureza. Por isso, é importante implementar a cultura do ‘’desperdício zero’’, o que reflete na redução de gastos e na reutilização de matéria-prima.

– Redução de embalagens: a Unilever, por exemplo, criou, para uma linha de produtos de beleza, uma embalagem mais fina, mais barata e menos prejudicial ao meio ambiente.

Como tornar a empresa sustentável?

Existem diversas maneiras para desenvolver uma empresa sustentável. Mas, antes disso, é preciso seguir alguns passos para que essa medida dê certo. Ficou curioso? Acompanhe!

Desenvolva processos claros

Uma das responsabilidade de uma empresa sustentável é o impacto social que suas atividades causam. Por isso, é imprescindível que esse processo seja muito claro para o público. O que isso quer dizer? Que a empresa precisa apresentar aos envolvidos como os processos são realizados e os resultados adquiridos.

Quando uma pessoa entende o que acontece dentro de uma corporação, ela passa a ter mais empatia, respeito e confiança sobre a marca.

Aprimorar essa medida acaba aumentando as chances de fidelização do cliente a longo prazo. Além disso, um bom exemplo de clareza são os relatórios que as empresas disponibilizam para o público.

Por exemplo, em um relatório de estação de tratamento de água, são repassados pontos importantes para a sociedade, como a gestão de resíduos da empresa.

Elimine o uso de papel

Se a organização tem como objetivo se tornar referência em sustentabilidade, o primeiro passo é eliminar a papelada. Para isso, você pode adotar a documentação eletrônica. Essa medida reduz o consumo do papel, economiza espaço no armário, aumenta a segurança de documentos confidenciais e ainda, economiza tempo.

Analise a infraestrutura da empresa

Identifique pontos de desperdício da empresa. Se a focos de vazamento de água, instalações elétricas mal feitas e sistemas de ar-condicionado precários.

Além disso, pode-se implementar algumas atitudes simples: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de led; instalar um domus para telhado para melhorar a ventilação e fazer a manutenção de equipamentos. Essas ainda podem significar, inclusive, economia a conta de energia elétrica.

Gerencie os resíduos

Para adotar medidas sustentáveis é fundamental criar um sistema de gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

A corporação deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com ponto de coletas locais e criar campanhas internas de redução do uso dos materiais descartáveis.

Treine a equipe

Para a organização se tornar efetivamente sustentável é preciso que toda equipe entenda sobre práticas sustentáveis. Por isso, os colaboradores devem estar convencidos da importância e da efetividade dessas medidas. Além disso, vale ressaltar o lucro trazido para a empresa.

O que você está esperando? Não é mais novidade que ao tornar uma empresa sustentável, as vantagens para a organização, para a sociedade e para o meio ambiente são imensuráveis, não é? Por isso, é fundamental contar com os colaboradores e parceiros para implementar essa prática. 

Além do mais, gerencia o uso dos recursos naturais e assegura uma boa qualidade deles para as gerações futuras.

Gostou dessas dicas e achou relevante? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! https://bit.ly/oMelhorTrabalhoDoMundo

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga