CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como aproveitar as oportunidades de financiamento para os fornecedores do governo?

Como aproveitar as oportunidades de financiamento para os fornecedores do governo?

Para o empresário que deseja ampliar seu negócio através de financiamento, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social possui linhas de crédito diversificadas. O objetivo do BNDES é financiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil, com incentivo à inovação, ao desenvolvimento local e regional e a preservação do meio ambiente.

Assim, este objetivo conceitual se aplica no desafio de apoiar as micro e pequenas empresas e existem duas formas de apoiar as MPE. Contratar linhas de crédito através de operações:

  • Diretas: diretamente com o BNDES
  • Indiretas: com instituições financeiras credenciadas pelo BNDES.

BNDES

Antes de contratar um empréstimo é preciso analisar sua viabilidade e real necessidade. Para isso você encontra dicas importantes no boletim Ampliando as possibilidades para se tornar um fornecedor do governo (clique sobre o nome). Decisão tomada é hora de partir para os pormenores e um deles e saber exatamente em que categoria sua empresa se enquadra. Com esta definição o empresário poderá optar por contratar diretamente com o BNDES e precisará: estar em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias, cumprir a Legislação Ambiental e não estar em regime de recuperação de crédito.

Já para contratar com um de seus agentes financeiros o empresário precisará: apresentar cadastro satisfatório, comprovar capacidade de pagamento e apresentar garantias (normas do Banco Central).

Para decidir em que órgão ou agente financeiro o empresário buscará apoio para o seu crescimento ele pode pesquisar qual o foco de apoio de cada um. No caso do BNDES, algumas possibilidades são:

  • Máquinas e equipamentos – BNDES Automático;
  • Projetos de investimento – BNDES Finame, BNDES PSI;
  • Capital de giro – BNDES Progeren;
  • Além da ferramenta “Cartão BNDES”.

Os agentes financeiros credenciados são inúmeros e para o empresário que deseja contratar indiretamente os passos são:

  1. Dirigir-se à instituição financeira credenciada de sua preferência;
  2. Apresentação da documentação necessária, análise da possibilidade de concessão do crédito, negociação das garantias e aprovação da operação;
  3. Homologação da operação e liberação dos recursos.

Para conhecer os agentes financeiros credenciados e saber mais informações, você poderá fazer download da apresentação do BNDES na página do Fomenta, evento que divulga oportunidade nas compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads e em www.bndes.gov.br.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae