A função do marketing digital na indústria vai muito além de captar novos clientes, fechar boas parcerias ou promover produtos e serviços. Aliás, para utilizar essa ferramenta com precisão, é fundamental pensar em todos os componentes relacionados a uma organização.
Além disso, o marketing digital na indústria engloba um público específico, afinal, o segmento atua com o modelo B2B (Business to Business), que consiste em um modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa.
Em outras palavras, é o caso de uma indústria de alpinismo industrial que não tem serventia para consumidores comuns. Entretanto, seus serviços podem ser úteis para outras companhias.
Nesse sentido, o marketing B2B apresenta resultados significativos para a indústria. Além do mais, é impossível falar de marketing sem pensar em visibilidade, relacionamento e divulgação, certo?
Porém, como é possível aplicar esse formato do marketing? Para responder a essa e outras questões, continue lendo este post!
x estratégias do marketing digital para a indústria
O marketing digital reúne uma série de opções para o modelo B2B. Entretanto, você pode acabar se perguntando: qual a estratégia ideal para o meu negócio?
Por isso, separamos as 5 principais estratégias do marketing digital para a indústria. Podemos mencionar:
- Presença digital;
- Técnicas de SEO;
- Marketing de conteúdo;
- Plataforma marketplace B2B.
1. Crie presença digital
A presença digital é um dos principais fatores para a construção do marketing na indústria. Por isso, para quem deseja adotar essa ferramenta, o primeiro passo é marcar presença nas redes sociais e criar um projeto de spda.
Afinal, mesmo no meio corporativo, estar presente nas redes sociais pode ser o fator determinante para o sucesso. Nesse sentido, quando for elaborar as suas estratégias, identifique em qual canal o seu público-alvo interage.
Depois disso, crie conteúdos relevantes, institucionais e outros posts informativos do modelo B2B. Além disso, é preciso engajar o usuário, ou seja, é necessário interagir nos comentários, fazer postagens frequentes e responder às dúvidas dos consumidores.
2. Utilize técnicas de SEO
As técnicas de SEO são fundamentais para gerar um bom posicionamento nos mecanismos de buscas. Pensando nisso, o Search Engine Optimization reúne um conjunto de características focadas na criação e manutenção de uma página ou conteúdo.
Com a utilização da ferramenta correta, o seu site consegue alcançar um melhor ranqueamento no Google. Aliás, essa é uma das melhores formas para conseguir visibilidade e relevância no seu ramo de atuação.
Além disso, vale ressaltar que com as técnicas de SEO você será facilmente encontrado, aumentando as chances de vendas e rentabilidade do seu negócio.
3. Aposte em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos princípios do marketing digital. Isso porque, por meio de conteúdos relevantes e informativos, sua marca alcance visibilidade e se torna uma especialista no assunto.
Além do mais, o consumidor busca por informações antes de finalizar alguma compra e, por essa razão, é imprescindível mantê-lo informado e engajado com os conteúdos da sua marca.
Vamos supor que você venda placas de sinalização para o segmento industrial. A ideia, nesse caso, é criar conteúdos relacionados a esses produtos, que despertem, principalmente, o interesse do leitor.
4. Use uma plataforma marketplace B2B
Muita gente não sabe, mas, na verdade, para vender produtos online não é preciso criar um blog corporativo. Com a utilização de uma plataforma B2B, a sua marca consegue vender, promover e anunciar produtos de forma simples e prática.
Aliás, uma plataforma marketplace é responsável por divulgar os seus produtos nas redes sociais, como o Facebook, Twitter e o Instagram. Em outras palavras, o seu negócio estará exposto em diversos meios digitais.
Aposte no marketing digital
O marketing digital para a indústria contribui significativamente no seu crescimento contínuo e posicionamento de mercado. Afinal, as técnicas de SEO, o marketing de conteúdo e a plataforma marketplace são ótimas estratégias para uma organização.
Por fim, chegou a hora de apostar no marketing digital e colocar as mãos na massa. Com as estratégias mencionadas, seu negócio terá muito sucesso!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.