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Como aplicar o endomarketing no ambiente empresarial

Como aplicar o endomarketing no ambiente empresarial

Os colaboradores são a chave do sucesso de qualquer negócio. Por isso, é preciso tirar um pouco o foco da satisfação do consumidor e analisar o ambiente interno. Afinal, a sua equipe também precisa estar engajada com as soluções da marca. 

Inclusive, foi exatamente por esse motivo que o endomarketing conquistou espaço no âmbito empresarial. Até porque, um dos principais desafios de uma empresa é encontrar maneiras de integrar os funcionários e manter a produtividade no ambiente de trabalho. 

Pode parecer que não, mas o endomarketing pode influenciar no posicionamento da marca no mercado. Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um ventilador umidificador industrial

Quando estão satisfeitos com a empresa, eles tendem a falar positivamente da organização 

no seu ciclo social. Isso faz com que todas as pessoas tenham uma boa percepção daquele negócio, e começam a desenvolver uma admiração pela marca. 

Pensando nessa vantagem, preparamos este post para mostrar a você, gestor ou dono de negócio, como motivar e engajar os seus colaboradores. Boa leitura!

x dicas para aplicar o endomarketing

As estratégias do endomarketing visam engajar os funcionários para que eles atinjam os objetivos da organização. Entretanto, essa ferramenta vai muito além, como: criar um relacionamento próximo, valorizar a equipe e promover um ambiente agradável. 

Como o marketing deve ser de dentro para fora, daremos a você 5 dicas de como aplicar o endomarketing com sucesso na sua empresa. Acompanhe!

1. Invista em capacitação 

A capacitação é fundamental para o desempenho dos colaboradores. Por isso, o responsável deve investir no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades de cada um. 

Para tornar isso realidade, os gestores podem promover treinamentos, cursos, palestras, workshops, entre outras opções de desenvolvimento. Além disso, é interessante buscar por um especialista no assunto para desempenhar essas atividades.

Dessa forma, todo o investimento em capacitação será revertido na produtividade e desenvolvimento das tarefas diárias. 

2. Faça eventos internos

Uma ótima maneira de integrar e unir a equipe é promover eventos internos. Para isso, organize festas juninas, comemoração de aniversariantes do mês, promova gincanas e festas de fim de ano. Aliás, essas são ótimas oportunidades de engajar os funcionários. 

Pensando nisso, você pode buscar por empresas especializadas no segmento, contratar um especialista do ramo ou pedir o auxílio de terceiros para organizar os eventos. 

3. Crie uma política de benefícios

Geralmente, as empresas oferecem vale refeição e transporte para os colaboradores. Entretanto, é preciso abrir um leque de benefícios e ir além: disponibilize cesta básica de alimentos, descontos em restaurantes, shopping, entre outras opções. 

Além disso, a empresa pode fechar parcerias com outros estabelecimentos, como: cinemas, teatros e shows. No entanto, existem outras possibilidades socioeducativas: descontos em mensalidades de cursos ou até mesmo universidades.

4. Aprimore a comunicação interna

A comunicação é a base de qualquer relação. E, nesse contexto, o ambiente interno está totalmente incluso. Afinal, grande parte dos colaboradores não têm acesso a informações importantes da empresa, e acabam ficando de fora das decisões tomadas. 

Para que isso não aconteça, a empresa pode aprimorar os canais de comunicação, investindo em estratégias para aprimorar o contato interno. Por isso, crie boletins diários, utilize o e-mail ou até um site institucional. 

5. Forneça Feedbacks 

O feedback é fundamental para o desempenho e resultado dos colaboradores. Imagine você trabalhando há muito tempo e nunca ter sido reconhecido pelo seu trabalho? Aliás, essa falta de resposta pode ser muito prejudicial, pois a equipe não sabe os seus erros e acertos. 

Por isso, os gestores devem fazer reuniões periódicas com a equipe para fornecer os resultados das atividades. Aproveite esse momento para parabenizar os colaboradores que estão se destacando. 

No entanto, aqueles que vem apresentando baixa produtividade, mesmo que seja em uma tarefa mais complicada, como a manutenção de elevador de escada, o líder pode (e deve) aproveitar a oportunidade para incentivá-los. 

Aposte no endomarketing

Por fim, use as nossas dicas para o seu negócio e verá como isso retornará em resultados consistentes. Afinal, como podemos notar, o marketing interno pode contribuir com a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, para o crescimento do negócio. 

Portanto, expandir as oportunidades do seu negócio e aumentar a produtividade fica muito mais fácil com as estratégias do endomarketing!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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