Um bom relacionamento com os clientes faz toda a diferença e, consequentemente, pode gerar retenção e mais lucros ao longo do tempo. Isso vale para setores tão distintos quanto os de toldo policarbonato, bem como o jurídico.
E é sobre este último que iremos comentar mais a fundo. Tudo porque, apesar da Ordem dos Advogados do Brasil ter restrições sérias em relação ao marketing, essa pode ser uma boa dica para todos os profissionais da área. Ficou curioso e deseja entender melhor? Então, vem com a gente!
O que é customer success?
Qualquer empresa depende do fluxo de clientes, não é mesmo? Eles, no fim das contas, fazem com que aquela porta de enrolar se mantenha aberta por mais tempo e, com isso, surgirão relacionamentos efetivos e menor espaço para que a concorrência cresça.
Ou seja, o customer success tem a ver com essa aquisição. Mas podemos ir além nessa longa jornada de descobertas, pois o conceito está cientificamente projetado para maximizar a sua lucratividade.
Muitos gestores estão diante de problemas de desenvolvimento, retenção e expansão de clientes e não sabem como agir. Desta forma, cabe dizer que o Customer Success é uma integração do Marketing, de Vendas, de Serviços Profissionais, de Treinamento e Suporte e muito mais. Com ele, haverá tranquilidade para chegar até sua sala, ligar o ventilador climatizador e pensar nos próximos passos com calma.
O profissional jurídico deve saber que existem três possibilidades de construção do costumer sucess. A primeira é um profundo conhecimento dos clientes, a segunda é uma experiência autêntica do ramo (cabendo tirar dúvidas, dar sugestões e, porque não, conselhos sobre o futuro de cada processo) e, por fim, um domínio dos termos legais e todas as suas diretrizes.
Você já deve ter passado por um episódio onde estava em busca de um produto, acessou uma loja e não saiu satisfeito. Isso é sinal de baixa atenção em quem injeta dinheiro na marca.
Perceba que o objetivo final de todos os negócios é a lucratividade e o crescimento sustentável. Com isso, não dá para deixar nenhuma etapa de fora.
Como aplicar o customer success?
Crie uma experiência agradável para o cliente
Geralmente, as pessoas vão até os escritórios de advocacia em circunstâncias pouco agradáveis. Por exemplo, ao buscar um divórcio, o casal já estará desgastado e tudo isso pode deixá-los frustrados.
Desta forma, trate-os com respeito e mostre interesse genuíno por eles. Assim, gostarão de trabalhar com você e essa cultura empresarial será sinônimo de elogios. Isso é tão imprescindível quanto uma central de alarme de incêndio em um estabelecimento comercial.
Mostre que é autoridade no assunto
A advocacia nunca sai de moda e pessoas físicas e jurídicas precisarão de alguém do setor ao longo da vida (seja por conta de uma ação judicial entre vizinhos ou mesmo uma insatisfação referente ao desligamento de um colaborador).
Imagine que tenha feito um excelente serviço para uma família que precisou se separar. É certo que, se precisarem de algo jurídico, voltarão a te ligar. Neste mercado competitivo, onde é muito fácil ser substituído, fornecer a melhor experiência é a única maneira de conquistar esses adeptos.
Apresente valores com bom custo benefício
Não há como negar que os serviços jurídicos são caros. Qualquer um pode gastar milhares de reais, dependendo do advogado ou do caso que estiver envolvido. Se o seu escritório de advocacia tiver a experiência necessária, mas não fornecer um atendimento de qualidade ao cliente, eles provavelmente o abandonarão devido aos valores.
E não estou dizendo que deverá colocar valores muito abaixo da tabela. Mas que tal reduzir seus honorários em 5%? Isso também é uma forma interessante de mostrar que o custo benefício é válido.
Depois que ressaltamos tudo isso, fica claro compreender que o customer success é um aliado importante para que seu escritório de advocacia apareça para cada vez mais pessoas. Reuniões constantes com seus colaboradores, bem como um diálogo sempre direto com todos, é a somatória para uma expansão desses horizontes.
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