CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia

Como aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia

Você já ouviu falar sobre a metodologia 5s? Ao contrário do que muitos pensam, ela surgiu devido a uma necessidade no Japão, após passar pela segunda guerra mundial em 1950.

Até ai, a metodologia 5s era muito popular entre as empresas. Em uma indústria de seringa de insulina, por exemplo, essa metodologia otimiza os processos, reduz as chances de falhas e proporciona mais organização e limpeza no ambiente, até mesmo aumentar a produtividade dos colaboradores!

No entanto, com a expansão da tecnologia e dos recursos, a metodologia 5s conseguiu se aprofundar ainda mais. Hoje em dia, ela pode ser utilizada tanto em ambientes corporativos, como também no dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível utilizar a metodologia 5s para aumentar a sua qualidade de vida! Quer saber mais sobre isso? Então não deixe nos acompanhar neste post. Vamos lá?

Seiri: Senso de Utilização

O primeiro S diz respeito ao Seiri. Esse S diz respeito à utilização dos recursos e processos que uma empresa ou pessoa utiliza no dia a dia.

Se você trabalha com tratamento de efluentes, por exemplo, e possui diversas máquinas e equipamentos para que os processos produtivos de indústria sejam realizados, o Seiri aplica o conceito de utilizar cada processo e equipamento da forma mais simples e otimizada possível!

Seiton: Senso de organização

Por sua vez, o Seiton tem como objetivo promover funcionalidade e otimização a todos os ítens, móveis e objetos dentro de um ambiente, com o objetivo do local ser mais fácil e simples de organizar e, consequentemente, proporcionar mais conforto e praticidade.

Ou seja, com o seiton, sua casa, apartamento ou até mesmo o seu ambiente de trabalho se tornam mais organizados e funcionais!

Seiso: Senso de limpeza

Além do Seiri e Seiton, temos o Seiso, que por mais incrível que pareça, promove que os ambientes não sejam limpos com muita frequência.

Isso, pois esse conceito acredita que a uma limpeza produtiva não se trata das vezes que ela foi feita, mas sim, da quantidade de tempo que ela vai durar.

Seiketsu: Senso de higiene ou padronização

O Seiketsu, ou também chamado como senso da higiene ou padronização é o 4° etapa da metodologia 5s, e tem como finalidade criar padrões para os processo de trabalho e pessoais.

Basicamente, o seiketsu cria padrões para que a sua rotina fique mais eficiente e, assim possa ser realizada em um menor tempo e com mais produtividade.

A mesma coisa acontece se você tem uma empresa de insumos para cerveja, por exemplo. A padronização pode influenciar na melhor organização e higiene em todos os cantos do local.

Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Por fim, temos o Shitsuke, pode ser considerado como o senso mais importante do programa.

Esse senso foi criado para garantir a eficiência dos 4° ítens anteriores, pois ele promove a autodisciplina e duração do programa.

Ou seja, se você quer aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia, é importante manter o nível de qualidade de todos os ítens ao longo do programa, sem decair nenhum dos passos.

Agora que você já sabe como aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia, o que acha de tornar isso realidade e ter mais qualidade de vida? Gostou do post?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Felipe SIlvaEspecialista