Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como administrar o orçamento em tempos de crise?

Como administrar o orçamento em tempos de crise?

 

A chegada da pandemia, não somente trouxe medo como impactou fortemente a economia do país e do mundo. A consequência é uma crise financeira generalizada, que atingiu tanto os pequenos comércios como grandes empresas.

Além da queda nas vendas, a economia fragilizada fez com que diversos produtos subissem de preço, desde os mais básicos ao mais específicos, com um catalisador de tinta, por exemplo.

A realidade é que ninguém escapou dos reveses financeiros. Porém, quem soube administrar bem os recursos se saiu melhor. Por isso é que preparamos esse artigo com dicas para gerenciar o orçamento e assim, minimizar os riscos em tempos de crise. Venha conosco!

Principais vantagens de gerenciar bem o orçamento

Antes de darmos as dicas, é preciso destacar as vantagens da boa administração do orçamento. Isso porque, o gerenciamento eficiente traz muitos mais benefícios que apenas reduzir os danos causados pela crise.

Um deles é a facilitação da gestão, que é especialmente importante para empresas, sejam elas do campo B2C ou B2B, como é o caso de organizações fabricantes de piso industrial. A razão é que o orçamento controlado melhora a visão de curto e longo prazo.

Outra vantagem expressiva é ajudar a tomar melhores decisões, que são imprescindíveis para empreendedores.

A obtenção de melhores negociações é mais um benefício, já que com controle sobre os recursos financeiros, há mais margem para obter descontos, parcelamentos mais longos, entre outros, uma vez que existe uma reserva.

7 dicas simples e eficazes para administrar o orçamento em situações de crise

  1. Diminua gastos: a primeira regra para fugir da crise é reduzir custos. Para isso, faça uma análise ampla de todos os  gastos, tanto os fixos quanto os variáveis. A partir disso, fica mais fácil identificar o que pode ser diminuído ou até mesmo retirado.
  2. Evite dívidas: especialmente as de longo prazo, pois elas comprometem por muito tempo o orçamento. Além disso, em situações de crise econômica é comum surgirem imprevistos.
  3. Escolha bem os fornecedores: em tempos de economia instável, contar com bons fornecedores é estratégico para o controle das finanças, principalmente, quando a empresa lida com a fabricação de produtos que exigem um determinado tipo de matéria-prima,como uma mesa rústica de madeira, por exemplo. Isso porque ajuda a ter uma boa negociação de preço.
  4.  Faça revisões constantes do recursos: para evitar o risco de descontrole do orçamento, é vital que o planejamento seja revisado com frequência.
  5. Tenha uma reserva: outro ponto fundamental para uma boa administração econômica em tempos de crise, é criar uma reserva financeira, que traz tranquilidade para casos em que há necessidade urgente de compra de algum tipo de produto ou serviço.
  6. Trace metas: quando há objetivos estabelecidos, se perder pelo caminho e ter prejuízos financeiros é menor. Portanto, não deixe de traçar metas. Mas, não esqueça que elas devem compreender o cenário atual do mercado.
  7. Use com consciência o cartão de crédito: a utilização consciente do cartão de crédito faz dele um aliado em vez de um vilão em tempos de crise. Use apenas em ocasiões de necessidade. 

Agora, coloque as dicas em prática!

Se gostou do conteúdo, compartilhe com amigos.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados