Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como abrir uma Empresa de Limpeza de Encanamento e Esgoto

Como abrir uma Empresa de Limpeza de Encanamento e Esgoto

Sejamos realistas: às vezes, esses limpadores químicos de ralos não resolvem, e você precisa contratar um profissional. 

À medida que o mundo gira, os banheiros param de dar descarga, os esgotos transbordam e os canos estouram (pelo menos até que a população em geral pare de dar descarga em coisas que não são papel higiênico). 

Lançar sua própria empresa de limpeza de ralos é mais fácil do que você pensa. 

A limpeza de esgoto em si é um desdobramento do encanamento, e os negócios mais lucrativos conseguem ser o casamento perfeito de ambos. 

Para começar, você vai precisar de um pouco de planejamento, muito treino e força de vontade para passar os dias ao lado do esgoto bruto.

Comece com um plano de negócios

Toda empresa de limpeza de ralos provavelmente está lidando com um monte de esgoto fedido. 

No entanto, não há duas empresas de limpeza de ralos iguais. Alguns se concentram em esgotos, bueiros e adutoras. Outros fazem manutenção em sistemas de encanamento doméstico. 

Alguns são contratados pelos municípios e outros são contratados por particulares. O que todos eles têm em comum é o fato de que as emergências de encanamento são em grande quantidade. 

 

“Prepare-se para horas longas ou incomuns. Quando os drenos estão entupidos ou vazando, isso pode causar sérios danos a uma casa”, disse Anderson CEO da Desentupidora G&F que é uma desentupidora em Florianópolis . “Os proprietários vão querer que o problema seja resolvido o mais rápido possível, por isso, se você realmente deseja avançar, precisa oferecer um serviço de emergência fora do horário de expediente e pode cobrar um prêmio por isso.”

 

Uma das partes principais de um plano de negócios é delinear seus fluxos de receita. 

A maioria das empresas de limpeza de ralos ganha dinheiro com os complementos – consertos de canos, instalações de aquecedores de água e muito mais – mas você não pode obter um bom retorno do investimento sem os preços certos. Certifique-se sempre de definir suas taxas de forma competitiva. Não apenas ajudará a compensar os custos, mas também não desvalorizará sua experiência.

“O preço é definitivamente meu maior obstáculo”, disse A Desentupidora G&F. “

É uma luta manter seus preços competitivos o suficiente para serem percebidos como uma boa relação custo-benefício para seus clientes, mas você não quer que seja tão baixo que as pessoas questionem a qualidade do seu trabalho ou sua capacidade de fazer o trabalho.”

Obtenha as licenças e autorizações adequadas

Embora Florianópolis estivesse ponderando brevemente sobre um requisito de licença de limpeza de ralos, você não precisa realmente ser licenciado para remover entupimentos desagradáveis. 

A desvantagem é que você precisará ser certificado para fazer praticamente qualquer outra coisa no mundo do encanamento. 

Quanto mais qualificações você tiver, maior a chance de lucro, e é por isso que muitos empreiteiros de limpeza de drenos também são encanadores licenciados.

Pense desta forma: você está no trabalho e vai consertar o que parece ser um dreno de condensado entupido, mas na verdade é um aquecedor de água quebrado. 

Se você não tiver uma licença de encanador, não poderá substituir legalmente o aquecedor de água, o que significa que você está perdendo os R$10.000 a R$30.000 que receberia pelo trabalho. 

O mesmo vale para se você serpentear uma linha e descobrir que ela está quebrada. Você não pode substituir a tubulação sem uma licença ou autorização. Dependendo do seu modelo de negócios, você precisará procurar uma licença e/ou permissão de encanador antes de poder oferecer os seguintes trabalhos:

  • Serviços de aquecedores de água: Como os aquecedores de água são um dos aparelhos mais perigosos da casa e têm normas de segurança rígidas, você provavelmente precisará de uma licença do condado para substituir, consertar ou inspecionar aquecedores de água. Você pode ou não precisar de uma licença de encanador.

  • Repiping e substituição da linha de drenagem: A maior parte do seu trabalho é gasto lidando com tubos. Às vezes eles podem estar entupidos e outras vezes podem estar quebrados. Repiping uma casa e substituir as linhas de drenagem é um trabalho significativo, por isso requer uma licença e autorização de encanador.

  • Substituição de esgoto: A maioria dos trabalhos relacionados a esgoto requer uma permissão e licença por causa dos códigos de segurança rígidos.

  • Mudança de encanamento: digamos que alguém está reformando sua cozinha ou banheiro. Você pode ter que mover alguns dos encanamentos. Como existem requisitos legais de código de construção em uma reforma (e isso é considerado uma reforma), você precisará de uma licença e licença.

Nem todos os estados ou países têm os mesmos requisitos, por isso é importante verificar com o município local. Geralmente, você pode solicitar licenças on-line e definitivamente precisará de uma licença comercial. 

Obter uma licença de encanador é um pouco mais complicado e normalmente requer um ano de aprendizado mais um ano como aprendiz (ou seja, um aprendiz de trabalho que deve ser supervisionado por um mestre encanador). 

Você também terá que passar nos exames estaduais, ter mais de 21 anos e pagar uma fiança. 

Seguros, Seguros, Seguros

Muita coisa pode dar errado no mundo do encanamento, especialmente se você não estiver trabalhando com encanadores licenciados. 

Por isso, o seguro é extremamente importante. Um acidente pode inundar uma casa inteira e levar seu negócio à falência. Você precisará de alguns ou todos os itens a seguir:

  • Seguro de responsabilidade geral: Isso protege contra qualquer negligência da empresa, ou seja, se você inundar um prédio inteiro ou estourar um adutor, sua empresa pode se recuperar.

  • Seguro de propriedade: Isso protege seu equipamento caro e seu prédio de escritórios, se você tiver um.

  • Seguro de automóvel comercial: protege a frota de vans ou caminhões que seus funcionários dirigem.

  • Seguro de acidentes de trabalho: Este é um requisito para qualquer negócio com funcionários.

Contratar funcionários ou empreiteiros de limpeza de esgoto

Alistar a melhor ajuda pode ser apenas o aspecto mais importante do seu negócio.

 Seus técnicos e engenheiros são o coração e a alma do que você faz.

“Os engenheiros de sua equipe representam seus negócios ao atender os clientes”, disse a Desentupidora G&F. “

Como sua equipe se comporta quando está no trabalho pode fazer ou quebrar seu negócio. 

Quando sua equipe é competente e profissional, você pode esperar clientes satisfeitos que se tornam clientes recorrentes, proporcionando uma reputação sólida.”

Então, quem você deve se alistar? 

A menos que você já possua uma licença de encanador, convém contratar alguns encanadores licenciados para aumentar seu fluxo de receita. 

Se você está começando pequeno, você deve contratar empreiteiros de limpeza de drenos para lidar com os trabalhos que seu equipamento não pode suportar. Se você está se concentrando no trabalho de campo (ou seja, desobstruindo todos aqueles tamancos desagradáveis), pode ser útil ter um assistente de escritório, contador ou assistente de atendimento ao cliente cuidando das coisas no escritório.

Invista em equipamentos de qualidade

Esses tamancos não vão desobstruir sozinhos. As empresas de limpeza de drenos precisam de muitos equipamentos, desde capas de botas de trabalho e panos de queda até máquinas de cabos e caminhões. 

Você pode até querer comprar um inspetor de câmeras de esgoto se planeja diagnosticar e consertar linhas de esgoto quebradas.

 

Se você não tem o maior investimento inicial, começar pequeno é totalmente aceitável. 

Você pode começar com um único caminhão e um único técnico. 

Apenas certifique-se de que ele seja um encanador licenciado se planeja trabalhar com esgotos ou trabalhos de tubulação maiores.

Smith ainda recomenda um alarde para orçamentos apertados. 

Comercialize seus serviços

Depois de delinear seu plano de negócios, é hora de divulgar. Crie um site e leve para as redes sociais. Muitos encanadores encontram sucesso no Yelp, Google e Facebook, mas a chave para atrair novos clientes são as referências. 

Ganhe exposição envolvendo-se em sua comunidade.

“Crie relacionamentos fortes em [sua] comunidade”, disse Anderson, CEO da Desentupidora G&F. “As pessoas fazem negócios com as pessoas, e muito trabalho em seus primeiros dias vem de relacionamentos. 

Você ainda não tem uma reputação pelo seu trabalho. Mas as pessoas que te conhecem e gostam de você vão querer ver você ter sucesso.”

 

Anderson Macedo

Anderson Macedo

CEONovo na comunidade
Somos uma desentupidora em Florianópolis. Prestando serviços de Limpeza de Fossa, Limpeza de Esgoto, desentupimentos de pias, vasos e ralos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados