CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como abrir uma corretora de seguros?

Como abrir uma corretora de seguros?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, qualquer um pode ser um corretor de seguros seja como pessoa jurídica ou física.

Porém, isso não significa que seja um processo fácil já que o corretor precisa cumprir exigências dos órgãos reguladores e ter conhecimento para desbravar o setor.

No início de um projeto como esse é normal ter dúvidas e até mesmo confusão em determinados pontos.

Para ajudar a trazer clareza nesse primeiro momento, organizamos um passo a passo simples que irá te orientar sobre o que você precisará fazer daqui para frente para conseguir atingir seu objetivo.

Se isso te interessa, então já pegue papel e caneta para que possamos começar!

5 Passos essenciais para abrir uma corretora de seguros

1.  Tenha um SUSEP

Como citamos no início, o setor de seguros por ser regulamentado exige que o profissional tenha uma licença específica para poder atuar.

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, é o órgão responsável pela autorização e fiscalização das corretoras de seguros no país.

É ela quem emitirá sua licença para atuar como pessoa física ou jurídica!

2.  Capacite-se

Caso essa seja sua próxima pergunta, já vamos adiantar que existem duas formas de conseguir sua autorização para abrir uma corretora de seguros:

  • Por prova – Se você já possui experiência no mercado de corretagem é possível realizar uma prova para avaliar se você está apto a ingressar diretamente no mercado. Essa prova acontece 3 vezes ao ano.
  • Por Cursos – Se você estiver iniciando do zero ou, se já possui alguma experiência e deseja aprofundar seus conhecimentos, é possível passar por um curso preparatório presencial ou online.

Estas duas opções passam pela ENS, Escola Nacional de Seguros.

Lá, além de se formar, você também terá a possibilidade de aperfeiçoar seus conhecimentos na área de seguros.

3.  Tenha um bom plano de negócios e um planejamento estratégico

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, para abrir uma corretora de seguros também é preciso ter um planejamento estratégico.

Ele quem te permitirá ter uma visão mais abrangente sobre o mercado e ter uma noção se realmente é uma boa ideia seguir nesse caminho.

Faça um mapeamento dos concorrentes ativos no mercado, de toda estrutura que você precisará ter para as suas atividades e desenvolva previsões realistas sobre lucros e custos.

4.  Treine a equipe

É importante ressaltar que você tem tanto a possibilidade de trabalhar sozinho quanto a de gerenciar uma empresa própria.

Caso você prefira atuar como pessoa jurídica é preciso ter a consciência de que você precisará treinar uma equipe de colaboradores.

É fundamental que você invista em treinamentos e em pessoas que tenham aptidão para lidar com público.

Afinal, lembre-se que um dos carros chefe do seu negócio será atender pessoas.

5.  Divulgue o sua corretora de seguros

Sabemos que abrir uma corretora de seguros pode ser um grande desafio, mas não se limite apenas a isso.

É importante também mapear desde o início uma estratégia de divulgação que permita que você consiga se capitalizar e se desenvolver com previsibilidade.

Apostar em estratégias de marketing digital podem ser uma ótima opção, pois além de serem mais eficientes elas geralmente possuem um custo menor.

Se você gostou desse artigo sobre como abrir uma corretora de seguros, então aproveite as dicas de modelo de gestão para corretora de seguros

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre ReactSebrae