CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como a reciclagem de eletrônicos pode impactar no seu negócio?

Como a reciclagem de eletrônicos pode impactar no seu negócio?

Não é mais segredo para ninguém que, atualmente, algumas empresas têm adotado a reciclagem de eletrônicos para lucrar. Sim, isso é possível.

É importante saber que as empresas não só destinam corretamente os resíduos ou materiais obsoletos, como também reaproveitando-os para ter renda com eles.

Nós vivemos na Era Digital, onde os eletroeletrônicos nunca estiveram tão em alta. Hoje, é impossível pensar na vida sem aparelhos como televisores, tablets, notebooks e smartphones. 

Para você ter uma ideia, o consumo de eletroeletrônico no Brasil cresceu 8% em 2019. Imagina só o tanto de entulhos e resíduos que serão produzidos com o passar dos anos. Pode virar um transtorno e um grande problema ambiental.

Pensando nisso, produzimos um artigo sobre como a reciclagem deste tipo de produto pode impactar no seu negócio. Vamos nessa?

Saiba mais sobre os resíduos dos aparelhos eletrônicos

É importante que você saiba, antes de mais nada, o que são os resíduos eletrônicos. Eles nada mais são que peças importantes para que o eletroeletrônico funcione. Ou seja, são aqueles cujo funcionamento só acontece quando há a energia elétrica. Conheça, a seguir, os grupos de eletroeletrônicos:

Linha branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;

Linha marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;

Linha azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;

Linha verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Descarte esses objetos com cuidado 

Como qualquer descarte feito, é importante que esse seja feito com cuidado, para que não afete diretamente sua saúde e a saúde de terceiros.

Os descartes dos equipamentos eletroeletrônicos são chamados de resíduos eletrônicos.  e podem ser compostos por plásticos, vidro, alumínio, cobre e metais pesados como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo.

Fica difícil conhecer todos os tipos de lixos eletrônicos, daqueles que podem fazer realmente mal ao meio ambiente.Para que seja separada corretamente para o descarte, é importante que você conte com uma equipe de gestão de resíduos eletrônicos. 

Mas você deve estar se perguntando: porque eles são tão perigosos? É simples, se esses aparelhos apresentam riscos quando têm seus componentes violados e manipulados de forma incorreta. Nessas situações existe, inclusive, o risco de ocorrer descargas elétricas. É preciso tomar cuidado.

Lucre com o lixo eletrônico

Como citado acima, existem formas de descartar os lixos eletrônicos sem que eles causem algum tipo de problema a saúde de alguém ou contamine o meio ambiente.

Pense que quando você recicla algum resíduo eletrônico, você ganha com isso. Além disso, toda vez que você revitaliza, você gasta menos matéria-prima e insumos. 

Além disso, sua empresa ganha uma imagem positiva por se preocupar com a sustentabilidade e o meio ambiente. É importante quando uma empresa é ecologicamente sustentável.

E que fique claro: não existem segmentos exatos para se preocupar com a reciclagem de eletroeletrônico viu? Então se você trabalha com equipamento de proteção individual ou motor elétrico trifásico, logo o uso de eletrônicos é uma realidade e, em algum momento, terá que ser descartado.

Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! https://bit.ly/oMelhorTrabalhoDoMundo

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga