CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como a opinião do cliente pode aumentar as vendas no seu e-commerce

Como a opinião do cliente pode aumentar as vendas no seu e-commerce

opinião do cliente no e-commerce

Para se sentir seguro em uma compra online um dos fatores que pode ajudar é obter a opinião de outros clientes que adquiriam o mesmo produto e deixaram comentários positivos ou mesmo escreveram sobre seus prós e contras. Para muitas pessoas, comprar pela internet produz um sentimento de estar dando um “tiro no escuro”. Isso porque apesar de toda a tecnologia e comodidade no comércio online, não há uma troca de informações entre consumidor e o vendedor e nem existe a possibilidade de ver de perto o produto.

Diante desse contexto, para converter mais visitantes em clientes é preciso que seu ecommerce forneça mais que informações técnicas que compensem isso. Além de fotos, vídeos, descrições detalhadas e boas ferramentas para o atendimento online, as opiniões de outros consumidores que já compraram em sua loja é o principal diferencial nesse processo, fazendo delas o papel do amigo de compra, que recomenda, responde dúvidas e dá o xeque-mate para a compra acontecer.

As opiniões dos seus clientes servem também de termômetro para o próprio ecommerce, uma vez que a partir dos seus feedbacks é que sua loja pode implementar melhorias, fazer mudanças e oferecer produtos e serviços cada vez mais direcionados aos seus novos consumidores.

Entenda como uma ferramenta tão simples pode aumentar consideravelmente suas vendas:


 

Coloque opiniões nas páginas de produtos

A grande maioria dos consumidores é propensa a comprar em lojas virtuais que possuem opiniões de clientes reais. Isso gera confiabilidade e segurança, fazendo com que os novos consumidores optem por comprar nessas lojas, independentemente do valor dos produtos.

A existência de widgets com as opiniões de clientes na própria página de produtos faz com que esses consumidores tenham acesso a informações verídicas (negativas ou positivas). Ainda mais quando essas informações não são coletadas diretamente pelo ecommerce, que usa uma solução independente para coletar e apresentar os feedbacks dos clientes.

O testemunho de clientes é uma das mais poderosas armas para melhorar a taxa de conversão da sua loja. É por isso que as lojas virtuais não devem temer a exposição das opiniões. Afinal, clientes satisfeitos se configuram como a melhor propaganda para seu negócio.

Se você adotar essa postura em sua loja você estará transmitindo a mensagem de que confia na sua qualidade, bem como demonstra que se importa com seus clientes.

Ouça seus clientes: faça uma pesquisa de opinião

Pesquisar a opinião de seus clientes também é uma excelente ferramenta para avaliar a performance do seu e-commerce. Além de auxiliar a detectar falhas no seu negócio, a pesquisa também expõe a opinião de seus clientes sobre seu atendimento e produtos, podendo ser publicada para consulta dos novos consumidores.

Para os novos consumidores, não basta apenas saber quantos clientes compraram em sua loja. Para eles, também é importante avaliar quais são os produtos mais vendidos e quais agradaram verdadeiramente esses clientes.

Também é interessante para eles conhecerem as opiniões sobre o atendimento oferecido por sua loja e, se houveram problemas nesse ponto, conhecer qual foi a atitude da sua loja para solucionar esse problema.

Exponha tudo o que foi resolvido

Ninguém gosta de ouvir reclamações, mas se as críticas forem usadas por você como formas de aprendizado, as opiniões negativas podem fazer sua loja crescer. A reclamação do seu cliente é preferível que a indiferença dele, pode ter certeza!

Disponibilize um canal no seu ecommerce para coletar os feedback (positivos e negativos) dos seus clientes. Dedique tempo para ouvi-los e para entender cada ponto negativo. Responda-os de maneira personalizada, buscando ser assertivo e preocupado em mudar com essa opinião negativa. Busque deixar publica a resolução desse problema na loja virtual, aproveitando para se desculpar e explicando as soluções tomadas.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae